Os hedge funds obtiveram ganhos em maio com a fraqueza do dólar e ao explorarem disfunções do mercado após o choque comercial global de abril, mas enfrentaram perdas nos mercados voláteis de commodities e de renda fixa, segundo fontes e pesquisas bancárias.
As ações se recuperaram no mês passado à medida que as preocupações com tarifas diminuíram, enquanto os mercados de bonds sofreram vendas com o ressurgimento dos temores sobre os altos níveis de dívida em grandes economias como Estados Unidos e Japão.
Os hedge funds globalmente registraram retorno mensal positivo de 3% até 29 de maio, segundo uma nota da corretora prime do JPMorgan enviada a clientes na sexta-feira e vista pela Reuters na segunda-feira. O retorno da indústria estava em alta de 5% no acumulado do ano até o momento, segundo a nota.
Hedge funds focados em seleção de ações apresentaram desempenho de 3% em maio, enquanto hedge funds multiestratégia que negociam diferentes estratégias sob o mesmo teto tiveram retorno de 2,5%, e fundos quantitativos de ações que utilizam estratégias sistemáticas retornaram 4,2%, segundo a nota.
O hedge fund multiestratégia de Cingapura Arrowpoint Investment Partners, com US$ 1,1 bilhão, se beneficiou ao explorar os mercados abalados pelos choques tarifários e vê mais oportunidades de arbitragem pela frente, disse seu diretor de investimentos à Reuters.
O fundo hedge de US$ 135 bilhões do investidor bilionário Cliff Asness, a AQR Capital Management, obteve ganhos com seleção de ações e arbitragem corporativa em sua Apex Strategy, que teve retorno líquido de 2,4% em maio, segundo uma fonte.
Programas sistemáticos e seguidores de tendências que operaram nos mercados acionários foram beneficiados por suas posições em ações.
A Helix Strategy da AQR, que segue tendências de mercado, ficou estável em maio, mas entregou retorno de 7% em 2025 até o final de maio, já que os retornos positivos com ações foram compensados por reversões em derivativos de taxas de juros e operações que exploram diferenças entre vencimentos de bonds, disse a fonte.
O fundo AHL Alpha, da Man Group (listado em Londres como EMG.L), teve retorno negativo de 2,19% em maio e acumula queda de cerca de 11%, enquanto seu fundo multiestratégia teve um maio positivo e já retornou cerca de 5% neste ano, segundo o site do fundo.
Fundos sistemáticos, que têm limites sobre quanto de volatilidade podem tolerar, nos últimos meses foram obrigados a abandonar operações — vencedoras e perdedoras — mesmo quando a incerteza que agita os mercados foi temporária, segundo um artigo escrito por gestores de portfólio da estratégia AHL do Man Group em abril.
Fonte: Reuters
Traduzido via ChatGPT
