Os hedge funds compraram ações globais na semana passada no ritmo mais acelerado desde novembro de 2024, afirmou o Goldman Sachs em um relatório, justamente quando os mercados acionários encerraram o mês com o desempenho mais positivo para maio em décadas.
O S&P 500 (.SPX) subiu pouco mais de 6% em maio, seu maior avanço mensal desde novembro de 2023 e o melhor desempenho para o mês de maio desde 1990. O Nasdaq (.IXIC) teve uma alta de cerca de 9,6%, também seu maior ganho mensal desde novembro de 2023 e o melhor maio desde 1997.
Os hedge funds encerraram a semana otimistas em todas as regiões globais, com destaque para América do Norte e Europa, segundo o relatório do Goldman Sachs (GS.N).
Empresas de tecnologia atraíram o maior interesse, com os hedge funds acumulando o maior número semanal de posições líquidas compradas no setor em mais de cinco anos. As compras se concentraram em empresas essenciais para a indústria de inteligência artificial, incluindo fabricantes de semicondutores, produtores de hardware tecnológico e empresas de equipamentos elétricos, segundo o relatório.
As empresas de tecnologia norte-americanas foram as preferidas nas negociações dos hedge funds, seguidas por suas equivalentes europeias, afirmou o Goldman Sachs.
O índice pan-europeu de ações (.STOXX) teve retorno superior a 5% em maio. Os hedge funds compraram ações europeias pela terceira semana consecutiva e no ritmo mais rápido em três meses, segundo o relatório do Goldman.
As empresas da Espanha, França, Finlândia, Alemanha, Suécia e Dinamarca foram os mercados com maior volume líquido de compras nesta semana, enquanto Irlanda, Países Baixos e Suíça foram os mais vendidos, apontou o relatório do Goldman.
Os setores de ações europeias comprados por hedge funds globais na semana passada incluíram empresas de consumo discricionário, financeiras, de saúde e de comunicações, conforme mostram os dados.
Os hedge funds compraram principalmente ações individuais, mas também realizaram algumas operações compradas em índices acionários, disse o Goldman Sachs.
Uma posição comprada espera que o preço de um ativo suba.
Fonte: Reuters
Traduzido via ChatGPT


