O Citigroup definiu uma meta de 7.700 pontos para o fim de 2026 para o índice S&P 500 (.SPX), abre nova aba, apontando para lucros corporativos robustos e ventos favoráveis persistentes decorrentes de investimentos em inteligência artificial.
A corretora disse em uma nota na sexta-feira que espera que a expansão da infraestrutura de IA seja um tema-chave em 2026, ecoando pares de Wall Street, mas prevê que o foco mudará das empresas que viabilizam a IA para aquelas que adotam a tecnologia nascente.
“Embora se espere que a ênfase em IA seja persistente, a evolução provavelmente seguirá uma dinâmica percebida de vencedores versus perdedores”, disseram estrategistas do Citi.
A meta do Citi implica um ganho de 12,7% em relação ao último fechamento do índice de referência, de 6827.41 pontos. A corretora estima que o lucro por ação (earnings per share) do índice alcance US$ 320 até o fim do próximo ano, acima das estimativas de consenso de cerca de US$ 310.
O índice amplamente acompanhado acumula alta de cerca de 16% neste ano, impulsionado, em linhas gerais, pelo otimismo dos investidores em torno de IA, lucros corporativos robustos e expectativas de queda das taxas de juros, apesar dos temores de uma bolha de mercado e de avaliações elevadas para o setor de tecnologia.
“Para ser claro, um ponto de partida de alta avaliação é um obstáculo para o mercado, mas não intransponível. Em vez disso, ele aumenta a pressão sobre os fundamentos para sustentar a ação dos preços”, disse o Citi.
À medida que o atual mercado de alta entra em seu quarto ano, episódios de volatilidade devem ser esperados e podem ser mais agudos, dadas as expectativas implícitas de crescimento, acrescentou a corretora.
O Citi espera que o índice chegue a 8.300 em um cenário de alta (bull-case scenario) e caia para 5.700 no cenário de baixa (bear case).
A meta da corretora para o índice no fim do ano se compara à projeção mais elevada da Street, de 8.100, feita pela Oppenheimer Asset Management, e a uma pesquisa da Reuters em novembro que previu que o índice subiria cerca de 12% até o fim do próximo ano.
Em novembro, a UBS Global Wealth Management também havia projetado uma meta de 7.700 para o índice no fim do ano.
Fonte: Reuters
Traduzido via ChatGPT