A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, espera que a IA continue dominando os mercados em 2026 e antecipa uma trajetória turbulenta para os investidores, à medida que operações especulativas e alavancagem elevam o risco de repetição da forte liquidação do mês passado.
Helen Jewell, CIO de ações fundamentais para a região EMEA na BlackRock, disse nesta quinta-feira que os retornos de investimentos ligados à IA permanecerão em uma trajetória de alta, com alguns períodos de dúvidas sobre as avaliações ou as perspectivas do setor que manterão as ações voláteis.
“Eu espero uma tendência de alta nos retornos de crescimento em IA? Sim, estes são gastos de capital extraordinários, impulsionados por empresas com quantidades extraordinárias de caixa”, disse Jewell à Reuters à margem de uma conferência em Londres.
CONCENTRAÇÃO NO MERCADO E ALAVANCAGEM DEVEM IMPULSIONAR OSCILAÇÕES
“Eu acho que é provável que tenhamos uma jornada acidentada até lá? Também sim”, afirmou ela, citando a concentração de posições [crowding, excesso de investidores nos mesmos ativos] e a alavancagem como razões centrais para as oscilações de mercado.
Dúvidas sobre grupos de IA gastando demais em sua corrida para construir novos data centers provocaram, em novembro, a maior correção do mercado acionário dos EUA em meses.
Hedge funds também estão operando com níveis de alavancagem próximos a recordes, o que eleva o risco de liquidações rápidas e intensas no curto prazo, caso quedas nos preços dos ativos os forcem a liquidar posições para gerar caixa e atender às exigências dos credores.
Jewell disse que está aumentando posições em grupos europeus de energia e infraestrutura de energia, como a Siemens Energy (ENR1n.DE), opens new tab, já que o boom de IA e a corrida para construir novos data centers impulsionam a demanda por turbinas, tecnologia de rede e energia limpa.
Falando separadamente em um painel, Jewell disse que a BlackRock permanece positiva em relação às ações do setor de defesa, mas não tão positiva quanto no início do ano.
As ações europeias de aeroespacial e defesa (.SXPARO), opens new tab caíram 8% em novembro, a maior queda desde junho de 2024, à medida que cresceu a especulação em torno de um possível acordo de paz entre Ucrânia e Rússia.
Fonte: Reuters
Traduzido via ChatGPT

