A administração da PepsiCo disse que os preços mais altos foram um dos principais impulsionadores da desaceleração e que os consumidores mudaram o local onde comiam, consumindo mais fora de casa
Por Dow Jones — Nova York
As pessoas estão saindo para comer mais e beliscando menos em casa. Isso é ruim para os negócios da PepsiCo.
As ações da PepsiCo caíram 3%, para US$ 168,72, nas negociações de sexta-feira (9), depois que a fabricante de bebidas e salgadinhos relatou uma queda surpreendente na receita trimestral, apesar dos lucros melhores do que o esperado.
A dona das marcas Lay’s, Doritos e Pepsi divulgou lucro ajustado de US$ 1,78 por ação, em comparação com as expectativas dos analistas de US$ 1,72. As vendas caíram 0,5% no quarto trimestre, para US$ 27,9 bilhões. Os analistas esperavam um aumento de 1,4%, para US$ 28,4 bilhões.
A América do Norte viu uma queda notável nas vendas. O negócio Frito-Lay da PepsiCo teve declínio de 3% na receita na região e as vendas da Quaker Food caíram 16% devido principalmente a um incidente de segurança alimentar que causou recalls de produtos. As vendas caíram 2% em relação ao ano anterior no segmento de bebidas americano da empresa.
A administração da PepsiCo disse que os preços mais altos foram um dos principais impulsionadores da desaceleração e que os consumidores mudaram o local onde comiam, consumindo mais fora de casa. Isso é um obstáculo para a PepsiCo, cujo forte são os lanches e bebidas consumidos em casa.
A empresa disse que está investindo para aumentar sua presença nos canais fora de casa e vê isso como uma oportunidade de crescimento nos próximos anos.
“Estamos melhorando em mais experiências gastronômicas: Walking Tacos, Doritos Loaded. Estamos testando food trucks, estamos testando muitas coisas que disponibilizarão nossas marcas aos consumidores além do que é uma sacola embalada, uma lata ou uma garrafa”, disse o executivo Ramon Laguarta aos analistas durante a teleconferência de resultados.
Quanto à saúde do consumidor, a empresa está otimista. “[Acreditamos que] os salários serão superiores à inflação no próximo ano. Esperamos que até [meados do ano] as taxas de juro baixem e isso crie outra fonte de oxigênio para o rendimento disponível das famílias”, disse Laguarta durante a teleconferência de resultados.
As ações da PepsiCo vêm em queda nos últimos meses. No fechamento de quinta-feira (8), os papéis caíram 11% desde que atingiram o pico em maio, apesar dos fortes números de vendas em 2023.
Para 2024, a PepsiCo espera entregar um crescimento de receita orgânica de 4% e um crescimento de lucro por ação de 8%, uma desaceleração em relação ao crescimento de receita de 9% de 2023. Anteriormente, a administração esperava atingir o limite superior das suas metas de longo prazo de 4% a 6% de crescimento orgânico anual da receita.
A PepsiCo voltou a devolver dinheiro aos seus investidores. A empresa aumentou seu dividendo anual – pelo 52º ano consecutivo – de US$ 5,06 para US$ 5,42 por ação. A expectativa é que esse valor seja pago em junho. A empresa também planeja recomprar aproximadamente US$ 1 bilhão em ações em 2024.
A ação agora tem um rendimento de dividendos de 3%. Embora isso possa não parecer atraente com título do Tesouro de dez anos negociado acima de 4%, se o Banco Central americano reduzir as suas taxas de juros neste ano e os rendimentos do Tesouro caírem, as ações da Pepsi poderão ser uma boa opção de dividendos estáveis.
Preços
Tal como muitos dos seus concorrentes de snacks e bebidas, a Pepsi teve de navegar cuidadosamente para aumentar os preços num ambiente inflacionário sem perder os clientes que compram as suas marcas populares.
Nos últimos três meses de 2023, os preços da Pepsi foram 9% superiores aos do mesmo trimestre do ano anterior. Antes desse trimestre, a empresa tinha aumentado os preços em pelo menos 10% durante sete trimestres consecutivos.
Os aumentos de preços da Pepsi superam em muito os de sua categoria mais ampla: os preços de todos os alimentos em casa aumentaram em média 1,7% ano após ano nos últimos três meses do ano, de acordo com o Departamento de Estatísticas do Trabalho.
No quarto trimestre, a Pepsi registrou um crescimento orgânico de vendas de 4,5% em todos os sete segmentos, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O volume de vendas, ou unidade de produtos vendidos, caiu 3% para alimentos convenientes, enquanto o segmento de bebidas na América do Norte teve uma queda de 6%.
No longo prazo, os investidores também estão preocupados com a possibilidade de os medicamentos contra a obesidade, como o Ozempic, reduzirem os gastos dos consumidores em alimentos embalados e snacks, prejudicando as vendas das empresas alimentares. Mas o uso da droga parece limitado até agora, e a análise de Wall Street sugere que os danos nas vendas de alimentos podem não ser significativos.
No entanto, as empresas alimentares têm-se preparado para um futuro onde as pessoas comam de forma mais saudável. A Pepsi investiu em embalagens com porções menores, bebidas sem açúcar e alimentos convenientes com menor teor de sódio e baixo ou nenhum teor de gordura saturada.
A gigante dos salgadinhos comprou a Rockstar Energy Beverages, em 2020, a CytoSport, que fabrica shakes e barras de proteína, em 2019, e a marca de frutas secas Bare Foods em 2018.
Fonte: Valor Econômico