A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou ontem a abertura de uma investigação de impeachment do presidente americano, Joe Biden, horas depois de seu filho, Hunter Biden, desafiar uma exigência do Congresso para prestar depoimento no Legislativo. A recusa marcou uma forte escalada na batalha entre a Casa Branca e os republicanos.
A Câmara votou a aprovação da investigação de Biden por 221 a favor e 212 contra – refletindo as bancadas da Casa. Os republicanos esperam que esse primeiro passo leve a um aumento das forças políticas e jurídicas para uma investigação sobre o presidente e suas supostas ligações com os negócios de seu filho no exterior.
Os democratas qualificaram a votação de um golpe político e um esforço para vingar o ex-presidente Donald Trump, que sofreu dois processos de impeachment pela Câmara antes de ser absolvido pelo Senado. Trump e Biden devem se enfrentar na corrida presidencial de novembro do ano que vem.
A Casa Branca e os democratas disseram que os republicanos não conseguiram encontrar nenhuma evidência de irregularidade por parte do presidente Biden que se aproximasse de um crime passível de impeachment.
Os democratas e o governo também contestaram há várias semanas as intimações e critérios da Câmara para transcrições de entrevistas com membros da família Biden, alegando que a investigação de impeachment existente, lançada pelos líderes do Partido Republicano em setembro, não era válida porque a Câmara não votou para autoriza-la.
“O inquérito de impeachment é necessário agora”, disse o presidente da Câmara, o republicano Mike Johnson, a repórteres esta semana. “Chegamos ao impasse em que seguir os fatos para onde devem levar seria bater em um muro de pedra porque a Casa Branca tem impedido a investigação.”
O Comitê de Supervisão da Câmara tem se concentrado nas negociações financeiras do presidente e sua família. Os democratas criticaram os republicanos por autorizarem o inquérito de impeachment, chamando-o de uma perda de tempo de motivação política.
“Nenhuma evidência poderia convencer os republicanos de que Biden não fez nada de errado porque eles não estão em busca da verdade, mas de vingança”, disse o deputado democrata Jim McGovern.
Hunter Biden tem enfrentado a Justiça e o Congresso por causa de seus negócios na Ucrânia, na China e outros lugares. Os republicanos o acusam de tráfico de influência e buscam mostrar ligações entre o trabalho de Hunter e o pai.
Fonte: Valor Econômico
