Resultado do Wegovy ocorre no primeiro grande estudo de semaglutida em pessoas obesas, mas que não têm diabete
- O Estado de S. Paulo.
O medicamento para perda de peso Wegovy reduziu o risco de derrames, ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares em 20% entre pessoas com sobrepeso e histórico de doença cardíaca. O resultado melhor do que o esperado foi anunciado pela gigante farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk em um comunicado à imprensa.
Especialistas disseram que os resultados do teste, chamado Select, demonstram que uma nova safra de medicamentos comumente usados para perda de peso, como o Wegovy, pode fornecer importantes benefícios à saúde, não apenas estéticos. A obesidade deve ser tratada como uma doença grave pela sua contribuição para outros problemas, como doenças cardíacas.
“O novo estudo é importante porque pode mudar as percepções sobre o Wegovy e drogas similares”, disse Andres J. Acosta, professor-assistente de Medicina e consultor em gastroenterologia e hepatologia na Clínica Mayo. Anteriormente, os medicamentos se destacavam pelas propriedades estéticas. “É uma nova era”, disse Acosta. “É importante porque, se você perder peso, seu risco de morrer vai se reduzir.”
SEM DETALHAMENTO. Os dados do estudo ainda não foram publicados. Os resultados foram resumidos e a empresa disse que divulgará detalhes em uma conferência ainda este ano. Steven Nissen, cardiologista da Cleveland Clinic, observou que, embora o anúncio seja promissor, ele quer ver os resultados completos. “Temos de ser cautelosos até realmente vermos a publicação revisada por pares”, disse.
Nissen está liderando um estudo semelhante envolvendo o Mounjaro, da Eli Lilly, outro medicamento para diabete comumente usado para perda de peso. “Ainda não posso chamar isso de resultado de grande sucesso porque não vimos a publicação.”
O estudo de cinco anos sobre o Wegovy envolveu 17.600 pacientes com pelo menos 45 anos de idade, com sobrepeso ou obesidade e histórico de doença cardíaca. O estudo comparou os efeitos de uma injeção semanal de 2,4 miligramas da droga com um placebo, juntamente com o tratamento padrão para prevenção de problemas cardíacos graves.
O Wegovy, conhecido genericamente como semaglutida, imita um hormônio produzido naturalmente – o peptídeo-1, semelhante ao glucagon – que aumenta a produção de insulina, suprime o apetite e retarda o esvaziamento do estômago, criando uma sensação de saciedade mesmo quando os pacientes comem menos. Um estudo anterior mostrou que outra droga com semaglutida, o Ozempic, também reduziu risco de problemas cardíacos. •
Expectativa criada
Anúncio foi feito pela gigante farmacêutica Novo Nordisk e o trabalho ainda precisa ser detalhado.
Fonte: O Estado de S.Paulo