Por Agências Internacionais
20/04/2023 05h03 Atualizado há 5 horas
A economia dos EUA se estagnou nas últimas semanas, refletindo uma desaceleração no ritmo de contratações e da inflação, enquanto o acesso ao crédito ficou mais restrito, apontou ontem o Livro Bege, do Federal Reserve (Fed, o BC americano).
Em várias partes dos EUA, houve um endurecimento nos padrões de concessão de crédito por parte dos bancos, como resultado das preocupações com a liquidez e incerteza com relação ao crescimento econômico futuro.
Ainda assim, a atividade econômica no geral se manteve estável nas semanas desde o início de março. “A atividade econômica geral mudou pouco nas últimas semanas”, diz o relatório, um sumário das condições econômicas atuais e que servem de base para a decisão de política monetária do Fed, que se reúne no início de maio.
Os gastos do consumidor, que respondem por dois terços da economia americana, “de modo geral ficaram estáveis ou ligeiramente baixos”, disse o Fed. Os salários permaneceram elevados, mas mostraram alguma moderação, enquanto o mercado de trabalho também deu sinais de desaceleração no ritmo de contratações.
Fonte: Valor Econômico


