A Reckitt vendeu uma participação majoritária em seu negócio de artefatos domésticos, que abriga os aromatizantes Air Wick e os produtos de limpeza Cillit Bang, para a Advent International em um acordo que avalia a unidade inteira em até US$ 4,8 bilhões, incluindo dívidas.
O grupo britânico de bens de consumo vem realizando uma grande reformulação de seu portfólio para aprimorar o foco em marcas principais como Lysol, Dettol e Strepsils, que impulsionam a maior parte de suas vendas.
O plano envolve a saída de seu negócio de artefatos domésticos, chamado Essential Home, e a análise de opções para sua fabricante de fórmulas infantis, a Mead Johnson Nutrition, que enfrenta questões legais nos Estados Unidos que têm pressionado o preço das ações do grupo.
Várias das maiores empresas de bens de consumo do mundo estão buscando redimensionar seus portfólios de produtos após uma retração nos gastos do consumidor colocar o setor sob pressão.
A empresa de saúde do consumidor Kenvue disse na semana passada que lançaria uma revisão estratégica, e a Procter & Gamble, fabricante do detergente Tide, disse em junho que reduziria sua linha de marcas.
A congênere britânica da Reckitt, a Unilever, planeja concluir uma cisão de seu negócio de sorvetes até o final do ano, enquanto a Nestlé, dona da Nescafé, está explorando opções para seu negócio de águas.
A Reckitt, que fabrica produtos que vão desde o medicamento para resfriado Mucinex até os preservativos Durex, informou nesta sexta-feira (18) que manterá uma participação de 30% no negócio como parte do acordo com o fundo Advent.
A empresa espera entregar cerca de US$ 2,2 bilhões aos acionistas por meio de um dividendo especial após o fechamento da venda, enquanto continua a executar um programa de recompra de ações existente.
“Estamos executando nosso plano estratégico em ritmo acelerado”, disse o diretor-presidente da Reckitt, Kris Licht. A notícia do acordo veio depois que a Reckitt alertou em abril que o cronograma para a saída da Essential Home poderia atrasar em meio à volatilidade do mercado causada pelos planos de tarifas americanas, mas que ainda pretendia se desfazer do negócio até o fim do ano.
A Essential Home opera nos segmentos de aromatizadores de ar, limpeza de superfícies, controle de pragas e lavanderia e inclui marcas como Mortein, Calgon, Woolite, Resolve, Sole e Easy-Off, além de outras 75 em mais de 70 mercados.
A divisão gerou 2 bilhões de libras em receita líquida no ano passado, ou cerca de 14% do total da Reckitt.
Os recursos finais da venda para a Reckitt estarão sujeitos a ajustes de balanço e ao valor de sua participação no negócio, disse a empresa. Os recursos em caixa imediatos da Reckitt provavelmente serão de cerca de US$ 1,3 bilhão, escreveram analistas da RBC Capital Markets.
A Reckitt espera mitigar os custos relacionados à separação da unidade, que estima em cerca de US$ 800 milhões, principalmente em 2026, e manteve sua projeção de custos anterior.
Como proprietária majoritária, a Advent planeja acelerar o investimento nas marcas da Essential Home para impulsionar o crescimento, disse a empresa. Advent e Reckitt estão alinhadas em sua visão estratégica para o negócio, acrescentou.
A conclusão do acordo é esperada para o fim do ano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/7/Y/fiCDElTJ6AsjHwpLN7vA/414227271.jpg)
Fonte: Valor Econômico