A fabricante do remédio para gripe Mucinex disse que as vendas gerais comparáveis crescerão entre 2% e 4% em 2025, um pouco abaixo dos 4,05% estimados pelos analistas
PorSabah Meddings
, Em Bloomberg
06/03/2025 08h59 Atualizado há 6 diasPresentear matéria
A Reckitt Benckiser previu um crescimento modesto nas vendas deste ano, à medida que reformula os negócios e se desfaz de marcas não essenciais — uma medida que, segundo ela, proporcionaria um desempenho significativamente mais forte a partir de 2026.
A fabricante do remédio para gripe Mucinex disse que as vendas gerais comparáveis crescerão entre 2% e 4% em 2025, um pouco abaixo dos 4,05% estimados pelos analistas. O crescimento das vendas no quarto trimestre foi mais fraco do que o esperado.
Ainda assim, as ações da Reckitt subiram até 3,4%, revertendo uma queda nas negociações anteriores em Londres. Alguns analistas apontaram margens fortes que ajudaram os lucros por ação a superar as expectativas, embora a reação tenha sido mista no geral.
A Reckitt, sediada no Reino Unido, disse que seu plano de focar em marcas de saúde e higiene do consumidor e, finalmente, sair dos cuidados domiciliares e nutrição infantil, começará a impulsionar o crescimento. Até 2026, a empresa espera relatar um crescimento de receita líquida comparável entre 4% e 5%.
O modelo financeiro de longo prazo para a “Core Reckitt” verá os lucros crescerem antes da receita, disse a diretora financeira Shannon Eisenhardt por telefone.
A Reckitt revelou em julho planos para vender algumas marcas de cuidados domiciliares, incluindo purificadores de ar Airwick e limpadores Cillit Bang. A empresa selecionou possíveis compradores, informou a Bloomberg. A Reckitt disse que a mudança está a caminho de ser concluída em 2025 e permitirá que ela se concentre em suas “marcas poderosas”, como as pastilhas Strepsils.
A empresa, que fabrica os preservativos Durex, relatou um crescimento de vendas comparáveis de 4,6% no quarto trimestre, abaixo dos 5,9% previstos pelos analistas. Isso se deveu a um início mais tardio do que o esperado da temporada de gripe de inverno, o que empurrou as vendas de medicamentos como o Mucinex para janeiro.
A Reckitt também disse que o desempenho de divisões como fórmulas infantis seria ponderado para o segundo semestre de 2025.
Um início lento do ano significa que a Reckitt provavelmente perderá o topo de sua faixa de projeção, disse a analista da Bloomberg Intelligence Diana Gomes em nota. Tanto a projeção da empresa para 2025 quanto a de médio prazo “provavelmente decepcionará”, disseram analistas do Morgan Stanley.
Tarifas
Enquanto isso, a Reckitt está investindo na manufatura dos EUA no momento em que o presidente Donald Trump impõe tarifas comerciais sobre algumas importações. A empresa será menos afetada do que algumas rivais, pois produz 57% de seu volume para os EUA na América do Norte, de acordo com o CEO, Kris Licht, um número que planeja aumentar.
“Não sabemos o que as tarifas significarão para nós, mas temos alavancas para administrá-las de forma produtiva”, disse Licht em uma entrevista por telefone.
Um ponto positivo para a Reckitt foi a China, onde a empresa investiu em fabricação e pesquisa e desenvolvimento, abrindo uma instalação científica em Xangai. Os preservativos Durex e sua marca feminina Intima ajudaram a impulsionar o crescimento de dois dígitos na China, disse a empresa, apesar de uma queda mais ampla nos gastos.
“O consumidor chinês está muito interessado em saúde e bem-estar”, disse Licht, que acrescentou que as marcas de fora da China eram populares.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/D/q/yMSYgwRZeoJVBm5r02QA/428843026.jpg)