PorNikkei Asia, Valor — Kyoto
Uma startup japonesa lançará testes clínicos em setembro do que se acredita ser o primeiro tratamento que pode regenerar dentes.
A Toregem Biopharma pretende lançar o medicamento com anticorpos no mercado em 2030 para pacientes que perderam alguns ou todos os dentes desde o nascimento – uma condição conhecida como anodontia congênita.
A startup afiliada à Universidade de Kyoto espera eventualmente oferecê-lo também para aqueles que perdem dentes mais tarde na vida. Ela anunciou os ensaios clínicos na quinta-feira.
O anticorpo tem como alvo uma proteína específica que inibe o crescimento dos dentes. Testado em animais como ratos, estimulou o desenvolvimento de botões dentários na mandíbula, causando a formação de novos dentes.
Pessoas com anodontia congênita, que afeta cerca de 0,1% da população, normalmente recebem implantes ou dentaduras na idade adulta. Nenhum tratamento atualmente aborda a causa raiz da doença.
“Queremos fazer desta uma terceira opção”, disse o cofundador da Toregem, Katsu Takahashi, em cuja pesquisa o medicamento se baseia.
A empresa está preparada para iniciar ensaios clínicos de Fase 1 liderados por médicos para garantir que o medicamento seja seguro. Os testes começarão com 30 homens adultos saudáveis, que provavelmente não desenvolverão mais dentes, mesmo que o medicamento funcione.
Se tudo correr bem, os planos são avançar em 2025 para os ensaios de Fase 2 que avaliam a eficácia, com o tratamento administrado a pacientes entre os 2 e os 7 anos de idade com anodontia congênita.
A Toregem espera oferecer o medicamento com anticorpos por 1,5 milhão de ienes (US$ 9.800) e tê-lo coberto pelo seguro saúde.
Fonte: Valor Econômico