Por Dow Jones — Pequim
08/08/2023 23h40 Atualizado há 2 horas
Os preços ao consumidor da China caíram pela primeira vez em mais de dois anos em julho, enquanto o índice de preços no portão da fábrica do país caiu a um ritmo mais lento, mostraram dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.
O índice de preços ao consumidor (CPI, sigla em inglês) da China caiu 0,3% em relação ao ano anterior em julho, depois de permanecer estável em junho, informou o Escritório Nacional de Estatísticas.
A leitura marcou a primeira queda desde fevereiro de 2021, quando o CPI caiu 0,2% no ano, e ante queda de 0,4% esperada por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”.
Os preços dos alimentos caíram 1,7% no ano em julho, em comparação com um aumento de 2,3% em junho. Os preços das hortaliças recuaram 1,5%, ante alta de 10,8% em junho. Os preços da carne suína tombaram 26% em julho, passando de uma queda de 7,2% em junho.
Os preços dos produtos não alimentícios permaneceram estáveis na comparação anual em julho, depois de cair 0,6% em junho.
No mês, o CPI da China subiu 0,2% em julho, em comparação com o declínio de 0,2% em junho, encerrando uma queda de cinco meses, de acordo com os dados.
Enquanto isso, os preços de fábrica (PPI) na China caíram 4,4% em relação ao ano anterior em julho, em comparação com a queda de 4,1% prevista por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, diminuindo em relação ao declínio de 5,4% em junho.
Na comparação mensal, o PPI da China caiu 0,2% em julho, em comparação com o declínio de 0,8% em junho, disse o departamento de estatísticas.
Fonte: Valor Econômico

