Por Gabriel Caldeira, Valor — São Paulo
13/04/2023 09h59 Atualizado há 2 minutos
O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos EUA registrou forte desaceleração em março, segundo mostram dados divulgados nesta quinta-feira (13) pelo Departamento do Trabalho. No mês passado, o indicador teve queda de 0,5% em relação a fevereiro, em leitura bem mais fraca em relação à estabilidade prevista por analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”.
O núcleo do PPI – que exclui os itens de energia, alimentos e comércio exterior – teve avanço de 0,1% na mesma comparação, também abaixo da previsão do mercado, de alta de 0,2%.
No período de 12 meses encerrados em março passado, o PPI teve alta de 2,7%, enquanto seu núcleo subiu 3,6%. Ambos desaceleraram em ritmo significativo, após registrarem altas de 4,9% e 4,5%, respectivamente, em fevereiro.
O Departamento do Trabalho revisou a leitura de fevereiro do PPI. Agora, a entidade registra estabilidade do indicador em relação a janeiro, de queda de 0,1% na divulgação inicial. Já a base anual passou de avanço de 4,6% para ganho de 4,5%.
Já o núcleo do PPI em fevereiro passou de alta mensal de 0,3% para 0,2%, e no período de 12 meses mostra agora aumento de 4,5%, ao invés dos 4,4% registrados anteriormente.
Fonte: Valor Econômico

