A política comercial protecionista e volátil do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está enfraquecendo a confiança no dólar como principal moeda de reserva mundial, diz o integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do Banco da França, François Villeroy de Galhau.
“O que aconteceu nos últimos dias e semanas prejudicou a confiança na moeda americana”, disse Villeroy à estação de rádio France Inter. “A grande base constante dos Estados Unidos tem sido, durante décadas, seu apego ao papel central desempenhado pelo dólar.” O governo Trump se mostrou “incoerente” em sua defesa desse papel, e a queda na confiança na moeda americana pode impulsionar o papel internacional do euro, disse.
Villeroy afirmou ainda que as tarifas dos Estados Unidos prejudicarão a economia americana em primeiro lugar. Há dois “ingredientes ruins na salada americana”, um deles é a falta de visibilidade na política comercial do atual governo, o que prejudica a confiança e o crescimento, e o outro é o protecionismo.
Colocar barreiras à entrada no mercado americano fará os preços subirem, deixando o consumidor americano para pagar a conta, afirmou. “O crescimento americano será afetado negativamente ao mesmo tempo, e muito pior do que na Europa”, diz ele.
Ainda assim, Villeroy acolhe com satisfação a decisão do presidente Donald Trump de suspender grande parte de suas tarifas sobre produtos europeus. “É o início de um retorno ao senso econômico.”
Fonte: Valor Econômico
