A economia do Japão cresceu 0,2% em setembro em relação ao mês anterior, melhora provocada por uma recuperação na produção de automóveis, que havia diminuído em agosto devido ao impacto de um tufão, segundo estimativas divulgadas hoje pelo Centro de Pesquisa Econômica do Japão.
O centro de estudos agora projeta que o PIB do Japão cresceu 0,9% no 3º trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior.
Segundo o último relatório, o consumo privado no país aumentou 0,3% em setembro, uma alta de 0,2 ponto percentual em relação ao mês anterior.
Por categoria, o aumento no consumo relacionado a transporte e comunicações foi significativo, e “isso corresponde à retomada da produção e vendas de automóveis”, disse o centro de estudos. No final de agosto, o tufão Shanshan atingiu o oeste do Japão, forçando fabricantes a suspender temporariamente a produção.
As exportações relacionadas ao setor automotivo voltaram a ser positivas pela primeira vez em três meses, segundo o centro de estudos.
As exportações de bens e serviços aumentaram 1,8% em relação ao mês anterior. Já as exportações de mercadorias para os EUA cresceram 12,3% e para a União Europeia 11,4%.
Fonte: Valor Econômico

