Por Nikkei Asia, Valor — Nova Déli
31/08/2023 20h45 Atualizado há 13 horas
A economia da Índia acelerou seu ritmo de crescimento no segundo trimestre, impulsionado por um setor de serviços aquecido e pelo aumento nos gastos do governo. O Produto Interno Bruto (PIB) se expandiu a uma taxa anual de 7,8% entre abril e junho, a maior alta em quatro trimestres.
Esse resultado manteve a Índia como a grande economia mundial com crescimento mais rápido. A economia vizinha da China cresceu 6,3% no mesmo período.
Os gastos públicos “foram o principal motor do crescimento porque [uma grande parte] dos investimentos, tanto a nível central como estatal, foi implementada”, disse N.R. Bhanumurthy, da BASE University, de Bengaluru.
O ritmo da Índia esteve em linha com as expectativas, disse Bhanumurthy. Mas ele acrescentou que as previsões apontam para um crescimento mais vigoroso no primeiro semestre do ano fiscal, iniciado em abril, do que no segundo semestre. “As exportações de serviços mostraram um salto surpreendente no primeiro trimestre”, disse. “Mas daqui para frente, não tenho certeza se teremos um tipo de crescimento igual, pois esperamos uma desaceleração nos países avançados.”
Fonte: Valor Econômico

