Por Valor, Valor — São Paulo
19/05/2023 13h10 Atualizado há 2 dias
A negociação sobre o aumento do teto da dívida dos Estados Unidos terá que ser interrompida, segundo o deputado republicano Garet Graves, indicado pelo presidente da Câmara, Kevin McCarthy, para liderar o processo. Segundo a “Associated Press” (AP), o deputado da oposição alegou discordâncias entre as partes para ter que “apertar o botão de pausa” nas negociações sobre o acordo.
Graves alegou que as conversas não estão sendo produtivas, nem razoáveis, e disse não saber quando serão retomadas, segundo relato da “AP”. O deputado republicano afirmou que as negociações só voltarão em caso de “conversas razoáveis para irmos adiante e fazer a coisa certa”.
A fala de Graves aconteceu dias depois de McCarthy e o presidente Joe Biden declararem que esperavam chegar a um acordo nesse fim de semana. O líder do país chegou a encurtar viagem para o Pacífico para retornar rapidamente a Washington após a cúpula do G7.
O aviso de Graves preocupa a economia mundial, já que a previsão da secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, é que o país deixe de ter capacidade de honrar com as dívidas no início de junho, o que poderia provocar um calote na dívida americana, um movimento que pode ter impacto global.
Fonte: Valor Econômico

