Por Mariana Ribeiro — De São Paulo
13/04/2022 05h03 Atualizado há 7 horas
A Moody’s reafirmou ontem o rating do Brasil em Ba2 e manteve a perspectiva estável. De acordo com a agência de classificação de risco, o anúncio reflete as expectativas de que as reformas fiscais e de política monetária recentes “são estruturais” e “serão em grande parte preservadas”.
A Moody’s cita três fatores principais que explicam a decisão: mudanças estruturais nas políticas fiscal e monetária, que na sua visão apoiarão o desempenho econômico e a consolidação fiscal nos próximos anos; melhora do desempenho fiscal, que mitiga o impacto do aumento das taxas de juros na dinâmica da dívida; e a forte posição externa e as reservas em moeda estrangeira, que apoiam o perfil de crédito do país.
No comunicado, a agência diz esperar que as reformas fiscais sejam mantidas, que os resultados melhorem gradualmente e que a dívida se estabilize. Apesar da forte desaceleração na atividade econômica esperada para o ano, “há um potencial de alta para o desempenho do crescimento no médio prazo”, afirma ainda.
Fonte: Valor Econômico