Gestora britânica deixa de ter participação relevante na farmacêutica após venda de ações
A Hypera (HYPE3) informou ao mercado nesta terça-feira, 6 de maio de 2025, que a Mondrian Investment Partners Limited reduziu sua participação acionária na companhia, passando a deter menos de 5% do capital social total.
De acordo com o comunicado, a gestora britânica agora possui 31.524.608 ações ordinárias de emissão da farmacêutica, o que corresponde a aproximadamente 4,98% do capital social da empresa. A posição inclui 31.519.220 ações ordinárias e 5.388 ADRs (American Depositary Receipts). Este movimento representa uma redução em relação à participação de 5,10% que a Mondrian detinha anteriormente.
A Hypera destacou que a movimentação acionária não altera a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia, mantendo-se como um investimento minoritário sem impactos na governança corporativa. Vale lembrar que a empresa divulgou recentemente prejuízo líquido de R$141,1 milhões no primeiro trimestre de 2025, revertendo o lucro registrado no mesmo período do ano anterior.
Em carta enviada à Hypera, a Mondrian Investment Partners informou que as vendas foram realizadas através de operações em bolsa de valores, diretamente ou por meio de ADRs. A gestora britânica também declarou que atualmente não pretende adquirir ações adicionais com a intenção de obter controle ou alterar a estrutura administrativa da companhia.
A notificação da redução de participação foi feita em conformidade com o artigo 12 da Resolução CVM nº 44, de 23 de agosto de 2021, que exige que investidores comuniquem ao mercado quando ultrapassam, para mais ou para menos, os patamares de 5%, 10%, 15% e assim sucessivamente de participação no capital social de empresas listadas.
Esta alteração na estrutura acionária ocorre em um momento de importantes mudanças na composição societária da Hypera, que recentemente viu a Votorantim adquirir 11% do seu capital e firmar acordo de voto com o bloco controlador para indicação de membros ao Conselho de Administração.
Fonte: Visno Invest