O partido do premiê indiano, Narendra Modi, obteve votação arrasadora nas eleições encerradas neste fim de semana, indicaram pesquisas. Esse resultado, que deve ser confirmado oficialmente amanhã, levará Modi ao terceiro mandato consecutivo à frente da maior democracia e da economia que mais cresce no mundo.
As pesquisas mostram que a governista sua Aliança Nacional Democrática, liderada pelo Partido Bharatiya Janata (BJP), conquistará bem mais de 350 das 343 cadeiras da câmara baixa do Parlamento – quase o triplo dos 120 assentos que devem ser ocupados pela oposição do Partido do Congresso, de Rahul Gandhi.
Modi reivindicou a vitória para a aliança liderada pelo BJP – com base nas bocas de urna -, dizendo que o histórico do partido no poder ressoou entre os eleitores, especialmente os pobres.
“Posso dizer com confiança que o povo da Índia votou em números recorde para reeleger o governo da NDA”, disse ele numa publicação na plataforma de redes sociais X. Ele também criticou a campanha da aliança da oposição por não ter conseguido fornecer uma visão para o país.
VK Vijayakumar, estrategista-chefe de investimentos da Geojit Financial Services, previu uma boa recuperação do mercado hoje, dizendo que os resultados eliminam parte do nervosismo eleitoral que – que se estendeu ao longo do período de votação de 44 dias de uma eleição em sete etapas. Os investidores provavelmente também serão encorajados pelos dados de sexta-feira, que mostram que a economia cresceu a um ritmo mais rápido do que o esperado, de 8,2%, no ano fiscal encerrado em março.
A estratégia do BJP de centrar a sua campanha em torno do imensamente popular Modi parece ter valido a pena, segundo especialistas locais. Principal ativista do partido, Modi atravessou o país realizando roadshows e dirigindo-se a grandes multidões.
Já Shashi Tharoor, um funcionário do Partido do Congresso, classificou as pesquisas de boca de urna como “profundamente não científicas” e disse que o partido esperaria pelos resultados oficiais amanhã.
Fonte: Valor Econômico
