As vendas aumentaram 2,2%, o que representa uma desaceleração acentuada em relação ao crescimento de 7,2% registrado em 2023
PorSonja Wind
, Em Bloomberg
13/02/2025 09h11 Atualizado há uma hora
A Nestlé registrou aumento da receita de 2,7% em base orgânica no quarto trimestre, disse a fabricante do café Nespresso e das barras de chocolate KitKat na quinta-feira. O resultado ficou acima das estimativas dos analistas para um crescimento de cerca de 2%.
Já no ano inteiro, as vendas aumentaram 2,2%, o que representa uma desaceleração acentuada em relação ao crescimento de 7,2% registrado em 2023.
Os resultados indicam um primeiro passo em direção à recuperação, apesar de um ambiente desafiador, disse o analista da Vontobel, Jean-Philippe Bertschy, em uma nota.
As ações subiram até 6,7% nas negociações suíças, impulsionadas em parte pelo alívio de que a administração manteve suas metas financeiras após vários avisos no ano passado.
O CEO, Laurent Freixe, que assumiu o comando em setembro após a surpreendente saída de Mark Schneider, está buscando reavivar o crescimento lento da Nestlé com a ajuda de maiores gastos com anúncios e um foco em marcas de crescimento mais rápido. Para liberar fundos para investimento, a Nestlé anunciou anteriormente que buscaria pelo menos 2,5 bilhões de francos suíços adicionais (US$ 2,7 bilhões) em economia de custos até 2027.
A fabricante do Nescafé disse que já garantiu cerca de 300 milhões de francos suíços em reduções de custos este ano. A maior parte dessas economias veio de aquisições, com o restante vindo de eficiências operacionais, disse Freixe em uma chamada com jornalistas.
A Nestlé repetiu sua meta de melhora no crescimento orgânico das vendas em 2025. Ela também disse que uma margem de lucratividade essencial será de pelo menos 16% este ano, abaixo dos 17,2% do ano passado, à medida que investe em suas marcas.
“A atualização foi reconfortante para aqueles que esperavam um descompromisso com a margem operacional de 16% em 2025 e um dividendo estável”, disse David Hayes, analista da Jefferies. No entanto, ele disse que o compromisso com o crescimento orgânico das vendas em 2025 “é fraco” e questionou a “credibilidade” do programa de redução de custos.
Sob Schneider, a Nestlé confiou em preços mais altos para impulsionar as vendas durante o recente período inflacionário, levando os compradores a mudar para marcas mais baratas. Desde então, a empresa tem tido problemas para reconquistá-los.
Rival da Nestlé, Unilever previu crescimento tanto nas vendas quanto na lucratividade e iniciou uma recompra de ações de 1,5 bilhão de euros (US$ 1,6 bilhão) na quinta-feira. No entanto, também alertou sobre um início lento do ano, contido pela demanda ainda volátil do consumidor e pelos custos mais altos das commodities.
Os fabricantes de alimentos agora estão lidando com os custos crescentes do café, que mais que dobraram no ano passado em meio ao mau tempo no Brasil e no Vietnã, e do cacau. Os preços do café aumentarão um pouco mais do que o esperado em novembro, Freixe disse aos jornalistas.
Embora as receitas existentes, como as do KitKats, não mudem, os produtos mais novos podem incluir uma proporção maior de biscoitos ou wafers para mitigar os altos custos do cacau, acrescentou Freixe.
Para garantir crescimento no futuro, o CEO está dobrando a aposta em áreas como longevidade, saúde feminina e na tendência crescente de controle de peso. Para usuários de medicamentos para perda de peso, está investindo em soluções ricas em proteínas e nutrientes para marcas como Boost e Vital Pursuit.
A empresa anunciou em novembro planos para separar suas marcas de água engarrafada como Perrier e Acqua Panna em um negócio independente — um movimento que pode ser um prelúdio para uma venda ou cisão. Freixe excluiu na quinta-feira a possibilidade de uma venda total do negócio.
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