Adquirida, no ano fiscal de 2023, registrou Ebitda de cerca de 23 bilhões de ienes e 90 bilhões de ienes em vendas
PorNikkei Asia , Valor — Tóquio
O fundo de investimento asiático MBK Partners vai comprar a Alinamin Pharmaceutical do Japão, fabricante de suplementos e medicamentos sem prescrição, da Blackstone Group, por aproximadamente 350 bilhões de ienes (US$ 2,2 bilhões), conforme apurou o “Nikkei Asia” nesta terça-feira (2).
A MBK, que possui experiência em bens de consumo com aquisições como o negócio da Godiva na Ásia-Pacífico e o fabricante de joias Tasaki, pretende usar esse know-how para aumentar o valor da Alinamin, que era uma subsidiária da Takeda Pharmaceutical antes de ser vendida para a Blackstone em 2021 por cerca de 240 bilhões de ienes. Sob a gestão da Blackstone, a empresa de saúde ao consumidor estabeleceu uma unidade em Taiwan e aumentou as vendas de suas vitaminas homônimas no exterior.
A estratégia da marca tem sido um foco particular. Repaginar os comprimidos de vitaminas Alinamin com cores diferentes baseadas no segmento de clientes-alvo ajudou a expandir sua participação de mercado no Japão em mais de 10 pontos percentuais. A empresa ampliou a gama de produtos que desenvolve, lançando mais géis, bebidas e outros itens.
A Alinamin também investiu em operações no exterior, estabelecendo presença na China e na Coreia do Sul. As vendas em Taiwan, principalmente de vitaminas e medicamentos para o estômago, teriam quase triplicado entre o ano fiscal de 2020 e o ano fiscal de 2023.
A empresa tem buscado expansão por meio de aquisições. Em 2022, a Alinamin comprou a fabricante de produtos para cuidados com a pele Yuuka Holdings para aproveitar seus canais de venda em farmácias, visando alcançar uma nova base de clientes. Na segunda-feira (1), concluiu a compra do fabricante contratado Nihon Pharmaceutical, que produz vitaminas Alinamin, da Takeda.
Em outras áreas, a Alinamin tem reduzido suas operações, incluindo a saída de seu negócio de medicamentos para os olhos. A empresa também diminuiu custos nas vendas de medicamentos para resfriados com melhorias de eficiência a partir da análise de dados dos clientes.
Para o ano fiscal de 2023, a Alinamin registrou um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de cerca de 23 bilhões de ienes, um aumento de aproximadamente 60% em relação ao ano fiscal de 2020. Suas vendas teriam crescido mais de 40%, totalizando cerca de 90 bilhões de ienes.
As oportunidades de crescimento no exterior provavelmente foram um fator decisivo no acordo com a MBK, já que a Alinamin enfrenta um mercado doméstico saturado. O Instituto de Pesquisa Yano estima que o tamanho do mercado japonês de medicamentos de venda livre foi de aproximadamente 840 bilhões de ienes em 2023 e espera que permaneça praticamente estável no futuro.
Fonte: Valor Econômico