Os principais fundos da Maverick Capital apresentaram resultados sólidos em maio, graças a várias das maiores posições compradas da gestora.
O fundo long-short, Maverick Fund, teve um ganho superior a 6%; o Maverick Long subiu mais de 7%; e o Maverick Long Enhanced Fund avançou mais de 9% no mês. No acumulado do ano, esses fundos estão com alta de 9,2%, 7,8% e 9,8%, respectivamente, segundo um banco de dados de hedge funds.
A Maverick Capital, liderada por Lee Ainslie III — um dos Tiger Cubs —, vem de dois anos muito positivos. O Maverick Fund subiu mais de 25% em 2024 e 29% em 2023.
A gestora de hedge funds costuma operar com um portfólio mais diversificado do que a média dos Tiger Cubs. Por exemplo, no final do primeiro trimestre, ela detinha posições em 235 ações listadas nos Estados Unidos.
Suas duas maiores posições representavam pouco mais de 12% dos ativos, uma fatia menor do que a da maioria dos “Cubs”. Mas ambas essas posições — cada uma em uma ação da chamada “Magnificent Seven” que vinha sofrendo — impulsionaram a Maverick em maio.
A principal posição comprada, Amazon, subiu mais de 10% no mês, e a segunda maior, Nvidia, disparou cerca de 24%. No primeiro trimestre, a Maverick aumentou suas participações em Amazon e Nvidia em 11% e 34%, respectivamente.
A Maverick também foi favorecida em maio por sua grande posição na Taiwan Semiconductor Manufacturing, que subiu cerca de 16% no mês. No primeiro trimestre, a Maverick elevou sua participação nessa ação em mais de 17%, tornando-a a quarta maior posição comprada da gestora nos EUA.
Quatro das 12 maiores posições compradas da Maverick foram adquiridas no primeiro trimestre. Até agora, os resultados foram variados.
Por exemplo, Kenvue — a sétima maior posição comprada e a maior nova aposta da Maverick — ficou praticamente estável em maio e continua assim no segundo trimestre. Trata-se da antiga divisão de cuidados com a saúde do consumidor da Johnson & Johnson. Por outro lado, o Bank of America — décima maior posição comprada e também uma nova adição — subiu mais de 10% no mês passado.
No primeiro trimestre, a Maverick reduziu drasticamente duas posições que antes eram relevantes.
Ela cortou sua participação na Microsoft — que era sua terceira maior posição comprada no final do ano — em cerca de um terço. No fim de março, já ocupava o nono lugar no portfólio. A gestora também reduziu sua posição na Philip Morris International — que era a quarta maior no fim do ano — em mais de 27%. Ainda assim, atualmente é a terceira maior posição comprada.
E, no primeiro trimestre, a Maverick encerrou completamente posições significativas em duas ações do setor financeiro: Wells Fargo e Visa. A participação em Wells Fargo havia sido iniciada no quarto trimestre de 2024, tornando-se imediatamente a nona maior posição comprada da casa naquele momento.
Fonte: Institutional Investor
Traduzido via ChatGPT