Por Fabio Murakawa, Valor — Brasilia
09/03/2023 21h12 Atualizado há 14 horas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava reunido na noite desta quinta-feira com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em um jantar na casa do ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta. Também participam do jantar os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
Segundo fontes do Planalto, as autoridades tratam no encontro da pauta legislativa prioritária do governo no primeiro semestre e da consolidação da base na Câmara.
Outro tema com crucial para o governo Lula, que deve ser discutido com Lira, é a relatoria do Orçamento, que ficará com um deputado e está sendo disputada entre o União Brasil e o PL na Câmara. O governo quer evitar que o cargo fique com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) ficará com a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), em um acerto que agradou o Planalto.
O Planalto tem como principais metas para este ano aprovar um novo marco fiscal em substituição ao teto de gastos e a reforma tributária.
Nesta semana, Lira afirmou que o governo não tem base suficiente para aprovar um projeto de lei na Câmara, o que exigiria maioria simples dos deputados, e muito menos para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), ou 309 dos 513 deputados.
Fonte: Valor Econômico

