O CEO da Alphabet, empresa-mãe do Google, reconheceu em entrevista nesta segunda-feira que há “irracionalidade” nos enormes investimentos em inteligência artificial (IA) e alertou que todas as companhias — incluindo a sua — seriam afetadas caso uma bolha financeira estourasse.
— Acho que nenhuma empresa será imune, incluindo a nossa — disse o indiano Sundar Pichai em entrevista à BBC.
Ele também chamou atenção para as “enormes” demandas energéticas da IA, que representaram 1,5% do consumo elétrico mundial no ano passado, segundo a Agência Internacional de Energia.
Pichai reconheceu ainda que a IA provocará “rupturas sociais” e exigirá que “as pessoas terão que se adaptar”, embora, a longo prazo, segundo ele, a tecnologia traga benefícios.
— Não importa se você quer ser professor ou médico. Todas essas profissões continuarão existindo, mas quem terá sucesso em cada uma delas será quem aprender a usar essas ferramentas — afirmou.
A Alphabet anunciou em outubro uma receita trimestral de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 530 ), resultado que, segundo a empresa, foi impulsionado por sua capacidade de aproveitar o boom da inteligência artificial.
Fonte: O Globo

