Por Dow Jones — Cingapura
27/03/2023 09h26 Atualizado há uma hora
O cofundador do Alibaba, Jack Ma, retornou à China depois de um ano no exterior, após embates com reguladores do governo chinês, de acordo com fontes ouvidas pelo “Wall Street Journal”.
A localização de Ma, que era conhecido por seu estilo extravagante até o fim de 2020, quando desapareceu dos holofotes, era alvo de especulação constante. O bilionário passou grande parte do último ano no Japão.
Antes de retornar à China, Ma comemorou o Ano Novo Lunar em Hong Kong e recentemente esteve em viagens de negócios na Austrália e Cingapura. No início do ano, ele também passou pela Tailândia.
Nesta segunda-feira, na sua primeira aparição pública na China, Ma visitou uma escola fundada pelo Alibaba na cidade de Hangzhou, de acordo com publicações feitas na rede social WeChat.
“O sr. Ma viaja constantemente pela China e no exterior”, diz a Jack Ma Foundation, em nota, confirmando que ele recentemente voltou país. O Alibaba não comentou o assunto.
Ma não aparecia em território chinês desde novembro de 2020, quando a oferta de ações do Ant Group, unidade de serviços financeiros do Alibaba, foi cancelada por órgãos reguladores após declarações do bilionário.
No início do mês, o novo premiê da China botou panos quentes nas disputas com os bilionários do setor de tecnologia, após mais de um ano de maior escrutínio do governo, afirmando que Pequim continua apoiando as empresas privadas.
Fonte: Valor Econômico


