A Third Point continua atrás do S&P 500, mas o fundo gerou ganhos. O hedge fund multiestratégia com foco em ações, liderado por Dan Loeb, acumula alta de 2% no ano, após registrar um ganho de 2,6% em junho.
O S&P 500 subiu 6,2% no primeiro semestre do ano, considerando o reinvestimento de dividendos. Somente em junho, o Third Point obteve aproximadamente metade do retorno do índice de referência, mesmo com uma exposição líquida de cerca de 68%.
A maior parte dos ganhos da Third Point em 2025 foi gerada pelo seu portfólio de ações, impulsionado principalmente pela estratégia fundamentalista e event-driven [baseada em eventos corporativos]. Além disso, a carteira de crédito contribuiu com 70 pontos-base para o ganho bruto.
Os maiores vencedores da Third Point em junho foram a fabricante de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing, o gigante de semicondutores Nvidia e a empresa de energia Siemens Energy.
Siemens e Nvidia também figuraram entre os maiores destaques do primeiro semestre do ano. Juntaram-se a elas a United States Steel, a geradora de energia Vistra e a empresa aeroespacial e de defesa Rolls-Royce Holdings.
As duas maiores perdas da Third Point no primeiro semestre foram com a holding de longa data Pacific Gas & Electric, concessionária de energia da Califórnia, e a Kenvue, empresa de saúde do consumidor (anteriormente a divisão de saúde da Johnson & Johnson). A Third Point iniciou sua posição em Kenvue no primeiro trimestre; a ação era sua décima maior posição comprada listada nos EUA no final de março, de acordo com o formulário 13F mais recente. Aparentemente, o fundo aumentou significativamente sua posição no segundo trimestre.
A divulgação mais surpreendente e improvável no relatório de junho da Third Point aos clientes é que a empresa de carros usados online Carvana foi a terceira maior perda no acumulado do ano.
A Carvana teve uma alta de aproximadamente 75% no ano e subiu 62% apenas no segundo trimestre. A Third Point aparentemente não detinha ações da empresa no primeiro trimestre, conforme o último relatório 13F, então deve ter iniciado a posição em algum momento do segundo trimestre. Mesmo assim, o papel caiu apenas 2,3% do seu preço máximo no segundo trimestre até o final de junho.
A Third Point não respondeu a um pedido de comentário feito durante o fim de semana.
Completando a lista das maiores perdas do ano para o fundo estão a empresa suíça de mineração e comercialização de commodities Glencore e a Danaher, fabricante de produtos médicos e industriais.
No início do segundo semestre do ano, a Third Point aumentou levemente sua exposição líquida para quase 75%. O fundo mantém aproximadamente 86% de exposição líquida nas estratégias fundamentalista e event-driven, compensadas por uma posição vendida líquida de 18% naquilo que chama de equity hedges [posições de proteção em ações].
Os maiores setores com posição líquida comprada são o financeiro, seguido pelos setores industrial e de materiais. A exposição líquida total do fundo é de 117%, sendo que a carteira de crédito contribui com cerca de 34% desse total.
As cinco maiores posições compradas em ações da Third Point na metade do ano eram: Kenvue, PG&E, a empresa de informações e análises imobiliárias CoStar Group, a gigante de nuvem e e-commerce Amazon, e a Siemens Energy.
Fonte: Institutional Investor
Traduzido via ChatGPT


