Vários fundos de destaque, incluindo a Third Point, detinham participações significativas na controladora da Tylenol antes de ela concordar em ser adquirida pela Kimberly-Clark.
Vários hedge funds de destaque provavelmente estão aplaudindo a notícia de segunda-feira de que a Kimberly-Clark Corp. concordou em adquirir a Kenvue por US$ 48.7 bilhões, incluindo dívida. As ações da Kenvue, um spin-off [empresa cindida] da Johnson & Johnson mais conhecida por suas marcas Tylenol, Listerine e Band-Aid, dispararam cerca de 18% na abertura do mercado e fecharam em alta de 12.3%, a US$ 16.14.
O acordo é certamente uma vitória para a Starboard Value, o hedge fund ativista que lançou uma proxy fight [disputa por procuração] contra a companhia em 2024. O hedge fund afirmou que a ação estava ficando atrás de seus pares e poderia ter desempenho melhor com sua divisão de saúde da pele e beleza. Ele também indicou quatro diretores para o conselho.
Em março de 2025, a Starboard e a Kenvue chegaram a um acordo de cooperação segundo o qual a companhia concordou em nomear três novos diretores, incluindo o fundador da Starboard, Jeff Smith. No fim do segundo trimestre, a Starboard detinha pouco mais de 7% das ações após vender mais de 1.1 milhão durante aquele período.
A Third Point, de Dan Loeb, é outra grande vencedora. A Kenvue era a 20ª maior posição comprada listada nos EUA da Third Point no fim do segundo trimestre, de acordo com o mais recente formulário 13F [relatório regulatório de posições] trimestral. No fim de setembro, a gestora — por vezes ativista — observou em seu relatório mensal para clientes que a Kenvue era sua segunda maior posição comprada em ações.
Acontece que a Kenvue também foi uma das cinco maiores perdedoras da firma no terceiro trimestre, segundo a carta aos clientes do terceiro trimestre, datada de 31 de outubro. “Nosso desempenho no trimestre e no ano ficou abaixo de nossas expectativas devido ao fraco desempenho de várias de nossas maiores posições event-driven [estratégias orientadas por eventos], incluindo Kenvue”, diz o documento.
Vários outros hedge funds de destaque detinham participações consideráveis no fim do segundo trimestre, o último período para o qual esses dados estão disponíveis publicamente.
Eles incluem a Sachem Head Capital Management. No segundo trimestre, ela estabeleceu uma nova posição superior a 10 milhões de ações, fazendo da Kenvue a quarta maior posição comprada listada nos EUA da firma.
A Kenvue também era uma participação relevante para a Renaissance Technologies no fechamento do segundo trimestre. A gigante quant [gestora quantitativa] elevou sua participação no período em 55%, para mais de 980.000 ações, fazendo dela a segunda maior posição comprada listada nos EUA da firma.
A Maverick Capital, de Lee Ainslie III, também deve se beneficiar com a disparada do preço da Kenvue. Em 30 de junho, a ação era a nona maior posição comprada nos EUA do Tiger Cub [gestora derivada da Tiger Management] depois que ele aumentou sua participação em quase um quarto, para mais de 10 milhões de ações.
A Maplelane Capital estabeleceu uma nova participação de mais de quatro milhões de ações no segundo trimestre, fazendo da Kenvue sua quinta maior posição comprada em ações ordinárias listadas nos EUA.
Fonte: Institutional Investor
Traduzido via ChatGPT

