Por Eduardo Magossi, Valor — São Paulo
10/04/2024 09h52 Atualizado há 4 minutos
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos de março apresentou resultados acima do esperado pelo consenso no índice cheio e também no núcleo, tanto em relação ao mês anterior como em base anual.
Segundo o Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS, na sigla em inglês), o CPI de março subiu 0,4% ante fevereiro impulsionado por preços maiores de moradia e gasolina, que foram responsáveis por metade do avanço da inflação. A expectativa do consenso de economistas consultados pelo The Wall Street Journal era de alta de 0,3%.
Na base anual, o CPI americano subiu 3,5%, acima dos 3,2% registrados em fevereiro e também do consenso de 3,4%.
O núcleo do indicador, que exclui os voláteis itens de alimentos e energia, subiu 0,4% em março, acima dos 0,3% do consenso, e ficou estável em relação aos 0,4% registrados em fevereiro. Já a taxa anual do núcleo ficou em 3,8% em março, acima do consenso de 3,7% e estável em relação aos 3,8% de fevereiro.
Segundo o BLS, os índices de gasolina e moradia continuaram a subir e representaram 50% para o avanço mensal do indicador. O índice de alimentos subiu 0,1% e o índice de energia avançou 1,1%, puxado pela alta de 1,5% do índice de gasolina. Já o índice de moradias subiu 0,4%.
Fonte: Valor Econômico

