Por Eduardo Magossi, Valor — São Paulo
12/04/2023 09h51 Atualizado há 51 minutos
O índice de preços ao consumidor dos EUA subiu 0,1% em março ante, segundo divulgou há pouco o Departamento do Trabalho. O número veio abaixo da previsão de alta de 0,2% de analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”.
Já no acumulado do período de 12 meses até o fevereiro, o CPI americano registrou alta de 5%, também abaixo da projeção de 5,1%. É o menor resultado do CPI em base anual desde maio de 2021. Os dois indicadores mostraram desaceleração em relação aos resultados de fevereiro – de respectivamente 0,4% e 6% e também menores que janeiro – +0,5% e +6,4%.
O núcleo do indicador, que exclui preços de itens voláteis como energia e alimentos, e é mais observado pelo mercado no cálculo das expectativas de inflação, também caiu para 0,4%, abaixo dos 0,5% de fevereiro, voltando para o mesmo patamar de janeiro. O resultado ficou em linha do esperado pelos economistas.
Em base anual, o núcleo ficou em 5,6%, em linha com analistas, e ligeiramente acima dos 5,5% de fevereiro e no mesmo patamar de janeiro.
Segundo o Departamento de Trabalho, os preços de moradia foram os que mais contribuíram para a alta da inflação praticamente anulando as quedas nos preços de energia e alimentação.
Fonte: Valor Econômico

