O ritmo da economia chinesa desacelerou ainda mais em novembro, com todos os principais indicadores de atividade ficando abaixo das expectativas.
A produção industrial cresceu 4,8% em novembro em relação ao ano anterior, desacelerando em comparação com o aumento de 4,9% em outubro, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (NBS) nesta segunda-feira.
Economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” previam um crescimento de 5,0% na produção industrial.
As vendas no varejo, um indicador-chave da atividade do consumidor, subiram 1,3% em novembro em relação ao ano anterior, uma desaceleração acentuada em relação ao aumento de 2,9% em outubro e muito abaixo da previsão de crescimento de 2,8% dos economistas. Na comparação com outubro, as vendas no varejo da China caíram 0,42% em novembro.
Nos primeiros 11 meses do ano, o investimento em ativos fixos (indicador de atividade da construção) caiu 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, piorando em relação à queda de 1,7% registrada nos primeiros dez meses de 2025. Economistas haviam projetado uma queda de 2,4% no investimento de janeiro a novembro.
A taxa de desemprego urbano na China permaneceu em 5,1% em novembro.
Fonte: Valor Econômico