Por Valor — São Paulo
08/12/2022 10h02 Atualizado há um dia
As principais economias da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) devem ter seu crescimento reduzido nos próximos meses, segundo os Indicadores Compostos Avançados (CLI, na sigla em inglês) elaborados pela entidade.
Os CLIs são usados para antecipar tendências e flutuações econômicas e no mais novo relatório da OCDE os indicadores mostram uma trajetória de baixo crescimento para países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e na zona do euro. Segundo a entidade, o desempenho ruim pode ser creditado pela alta inflação e alta nas taxas de juros.
A OCDE também explica que, devido à guerra na Ucrânia, os indicadores vem registrando flutuações maiores do que a média histórica. Por conta disso, “os indicadores devem ser interpretados com cuidado e sua magnitude deve ser considerada como uma indicação da força do sinal e não como uma medida de crescimento da atividade econômica”, explica a entidade.
Para economias emergentes do CLI não traz uma indicação clara. Enquanto a China caminha para crescimento estável nos próximo meses, Índia e Brasil devem sofrer uma desaceleração no crescimento devido a indicadores monetários e queda na demanda industrial, respectivamente.
Fonte: Valor Econômico

