No ano passado, a Hypera colocou 92 novos produtos no mercado e prevê aceleração dos lançamentos, para cerca de 120, neste ano
Por Stella Fontes, Valor — São Paulo
17/02/2023 12h48 Atualizado há uma semana
Depois de alcançar todas as projeções de resultados traçadas para 2022, a Hypera Pharma prevê manter o forte ritmo de crescimento das vendas neste ano, novamente acima da média do mercado.
“Estou bastante confiante para 2023, principalmente com o desempenho dos lançamentos recentes”, afirmou o presidente da farmacêutica, Breno Oliveira, em teleconferência com analistas e investidores para comentar os resultados do quarto trimestre e 2022.
Para este ano, a companhia projeta receita líquida ao redor de R$ 8,6 bilhões, com crescimento implícito de 14% frente aos R$ 7,55 bilhões registrados em 2022. O ritmo de expansão supera as estimativas mais recentes da IQVIA, que audita o varejo farmacêutico, para o mercado, de 11% a 12%.
No ano passado, o crescimento orgânico da Hypera no “sell-out” alcançou o recorde de 19,2% — 2,5 pontos percentuais acima da expansão experimentada pelo mercado; ou seja, a empresa teve ganho de participação. Esse foi o segundo ano consecutivo com desempenho dessa magnitude, indicou o executivo.
“O principal motor são os lançamentos. Cerca de 50% do crescimento deve vir dos lançamentos de 2022 e 2023”, afirmou. No ano passado, a Hypera colocou 92 novos produtos no mercado e prevê aceleração dos lançamentos, para cerca de 120, neste ano. Neste momento, a companhia tem 450 produtos em seu pipeline de desenvolvimento.
“Em 2022, foram 92 lançamentos, a maior parte no segundo semestre. Neste ano, devemos lançar mais de 100 produtos, com maior concentração no primeiro semestre”, disse o diretor de relações com investidores da farmacêutica, Adalmario Couto.
Por enquanto, o mercado brasileiro de medicamentos tem mostrado desempenho inferior ao visto no ano passado. Os dados de janeiro mostram queda de volume, mas o comando da Hypera observa que a base de comparação é elevada e é preciso aguardar os números de fevereiro e março para entender o desempenho trimestral.
Dona de marcas líderes como Buscopan, Engov e Neosaldina, a Hypera comprou um portfólio de 10 marcas da Sanofi no ano passado, incluindo medicamentos isentos de prescrição (OTC).
Aquisição de marcas líderes, lançamentos, a entrada em novos mercados (como o institucional e o de canabidiol), investimentos em capacidade produtiva e aporte de recursos recorde em marketing contribuíram para a melhora de desempenho em todas as unidades de negócio no ano passado, segundo o presidente.
Questionado sobre novas oportunidades de fusão e aquisição, o executivo adotou postura mais conservadora e indicou que, neste momento de juros mais elevados, o foco da companhia está nos lançamentos e na alavancagem financeira.
“A alavancagem está saudável, mas com a taxa de juros nesse patamar, o foco é gerar caixa para reduzir o endividamento e a despesa financeira”, afirmou, acrescentando que, à medida que os juros e as despesas financeiras recuarem, a companhia voltará a avaliar oportunidades em fusões e aquisições.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2021/4/i/CzBwX5SAA0pip1As7Ynw/centro-de-distribuicao-da-hypera-divulgacao.jpg)
Neste momento de juros mais elevados, o foco da companhia está nos lançamentos e na alavancagem financeira — Foto: Divulgação
Fonte: Valor Econômico