A diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, soou o alarme sobre os potenciais riscos sistêmicos representados por hedge funds nos mercados de Treasuries dos EUA, destacando como operações congestionadas podem amplificar a instabilidade de mercado em períodos de estresse, de acordo com reportagem do Financial Times.
Cook, que é responsável pela estabilidade financeira, alertou que a presença crescente dos chamados basis trades [estratégias que exploram pequenas diferenças de preço entre títulos do Tesouro no mercado à vista e contratos futuros] — por meio dos quais hedge funds exploram diminutas diferenças de preço entre títulos do Tesouro em dinheiro (cash securities) e futuros — pode tornar o mercado de US$ 30 trilhões “mais vulnerável ao estresse” e, em casos extremos, prejudicar o funcionamento do mercado.
“Fora dos episódios de estresse, operações de relative value melhoram substancialmente a eficiência e a liquidez dos títulos do Tesouro e dos mercados relacionados”, disse Cook. “No entanto, durante episódios de estresse, o desmonte de posições congestionadas nesse tipo de operação pode amplificar a instabilidade.”
Uma pesquisa publicada pelo Fed em outubro concluiu que hedge funds sediados nas Ilhas Cayman aumentaram de forma dramática sua exposição a Treasuries dos EUA, absorvendo mais emissões entre janeiro de 2022 e dezembro de 2024 do que todos os outros detentores privados estrangeiros somados. A participação dos hedge funds em títulos do Tesouro em dinheiro atingiu 10,3% no primeiro trimestre de 2025, superando o pico pré-pandemia de 9,4%.
O basis trade é altamente alavancado, com hedge funds tomando emprestadas somas enormes para amplificar retornos sobre pequenos diferenciais de preço. Episódios históricos ilustram o risco: durante a turbulência de mercado provocada pela Covid-19 em março de 2020 e a crise do mercado de repo em 2019, desmontes forçados de basis trades causaram movimentos acentuados nos preços dos Treasuries e estresse no financiamento de curto prazo, o que levou à intervenção do Fed.
Fonte: HedgeWeek
Traduzido via ChatGPT

