A Millennium Management sofreu perdas significativas em sua estratégia de rebalanceamento de índices em novembro, de acordo com reportagem do Business Insider, o que pesou sobre o desempenho do hedge fund multiestratégia de US$ 81 bilhões. Em determinado momento do mês, as equipes lideradas pelos senior portfolio managers Glen Scheinberg e Pratik Madhvani estariam, segundo relatos, com perdas de centenas de milhões de dólares, embora parte dessas perdas tenha sido recuperada perto do fim do mês.
Estratégias de rebalanceamento de índices envolvem apostar em quais ações serão incluídas ou removidas de índices como o S&P 500. Esses reveses contribuíram para que a Millennium ficasse atrás de rivais como Citadel, Point72 e Balyasny no período. O fundo registrou alta de aproximadamente 0,5% em novembro e de 8,3% no acumulado do ano.
Vários participantes do setor disseram que as perdas derivaram da volatilidade em torno da reconstituição dos principais índices da MSCI, um dos maiores eventos anuais de rebalanceamento. Em 5 de novembro, a MSCI anunciou a inclusão de 69 ações e a remoção de 64 de seus índices Global Standard, desencadeando movimentos acentuados de preços. O índice chegou a cair perto de 5% durante uma semana no meio de novembro, antes de se recuperar.
Nos últimos anos, as estratégias de rebalanceamento de índices tornaram-se cada vez mais “crowded” [estratégias com muitos participantes, sujeitas a saturação]. A Millennium continua sendo um dos maiores participantes globais nesse tipo de operação, embora a estratégia venha apresentando desempenho irregular no setor após fortes ganhos em um estágio anterior do ciclo.
Fonte: HedgeWeek
Traduzido via ChatGPT
