Investidores globais de hedge funds estão renovando o interesse em estratégias focadas na China após vários anos de fortes saídas (outflows), segundo um relatório da Bloomberg citando os achados da pesquisa 2026 Hedge Fund Outlook do BNP Paribas.
Um saldo líquido (net) de 14% dos alocadores (allocators) planeja aumentar as alocações em hedge funds focados na China neste ano, marcando uma virada acentuada em relação a 2023, quando 42% dos investidores estavam reduzindo exposição. Cerca de 9% já haviam adicionado capital em 2025, apontou a pesquisa.
A mudança ocorre em meio a uma rotação mais ampla para longe de ativos dos EUA, com o apetite dos investidores pela América do Norte caindo fortemente em relação ao ano passado e agora ficando apenas ligeiramente acima do interesse pela China.
O BNP Paribas afirmou que o interesse renovado foi impulsionado pela melhora do sentimento em relação às ações chinesas, após uma forte recuperação do mercado em 2025. O MSCI China Index subiu 28% no ano passado — seu melhor desempenho desde 2017 — ajudado pelo otimismo em torno do desenvolvimento doméstico de inteligência artificial e pela melhora das avaliações (valuations), apesar de o benchmark permanecer mais de 30% abaixo do pico de 2021.
Embora o interesse em fundos China de país único (single-country) esteja aumentando, os alocadores continuam a preferir estratégias mais amplas na Ásia-Pacífico. Um saldo líquido de 30% dos respondentes planeja aumentar alocações em fundos pan-Asia em 2026, tornando a região o segundo destino mais favorecido globalmente, atrás apenas da Europa. A América do Norte caiu para o quinto lugar.
A pesquisa, realizada em dezembro com 246 alocadores de hedge funds que supervisionam ou assessoram aproximadamente US$ 1,1 trilhão em ativos, também destacou forte demanda por estratégias de macro discricionário (discretionary macro), que investidores esperam ser a estratégia de hedge funds com melhor performance em 2026.
Fundos de quant equity e multi-strategy seguem favorecidos globalmente, enquanto os alocadores relataram que hedge funds, de forma ampla, atenderam ou superaram expectativas de retorno em 2025. Os retornos médios dos alocadores ficaram em 9,84%, ligeiramente acima dos níveis-alvo, com mais de 80% dos respondentes dizendo que seus portfólios de hedge funds atingiram ou superaram as metas de performance.
Fonte: HedgeWeek
Traduzido via ChatGPT