Hedge funds aumentaram apostas otimistas em ouro ao seu nível mais alto em quatro meses na semana passada, à medida que a incerteza geopolítica e de política econômica continuou a impulsionar a demanda de investidores por hard assets [ativos reais], de acordo com análise de dados da Bloomberg News.
As posições líquidas compradas (net-long) mantidas por gestores de recursos (money managers) e outros grandes especuladores subiram 1,9%, para 139.162 contratos, na semana encerrada em 20 de janeiro, segundo dados divulgados por reguladores dos EUA. O posicionamento marcou o nível mais forte desde outubro.
O interesse dos investidores em ouro tem sido sustentado por preocupações crescentes em torno de tensões comerciais, risco geopolítico e incerteza de política monetária, levando a uma rotação para fora de moedas e títulos soberanos em direção aos metais preciosos.
Os preços do ouro dispararam fortemente nas últimas semanas, com o rali sendo ainda mais sustentado por tensões nas relações entre Washington e aliados europeus. O movimento também elevou o sentimento em todo o complexo mais amplo de metais preciosos, incluindo a prata.
Os dados mais recentes de posicionamento sugerem que hedge funds estão, cada vez mais, se posicionando para volatilidade contínua e estão usando o ouro como hedge contra risco político e macroeconômico.
Fonte: HedgeWeek
Traduzido via ChatGPT


