Hedge funds estão reconstituindo posições vendidas em iene, posicionando-se para uma renovada fraqueza da moeda, na esteira de comentários da primeira-ministra Sanae Takaichi, à medida que o Japão caminha para uma eleição geral amplamente acompanhada neste fim de semana, de acordo com um relatório da Bloomberg.
O par dólar-iene voltou ao foco nesta semana, subindo em direção à faixa de 156–157 e tocando uma máxima de duas semanas, com Takaichi reiterando no fim de semana que uma moeda mais fraca poderia apoiar exportadores.
Os comentários ocorreram antes da eleição de 8 de fevereiro, que ela convocou para fortalecer seu mandato, com pesquisas sugerindo que seu partido está a caminho de uma maioria absoluta.
Participantes do mercado dizem que uma vitória decisiva poderia dar ao governo maior margem para buscar estímulo fiscal, somando-se aos já elevados níveis de dívida do Japão e reforçando as expectativas de continuidade da fraqueza do iene.
Os mercados de opções estão refletindo a mudança de sentimento. A demanda por grandes opções de compra (call) de USD/JPY, que se beneficiam de uma alta adicional do par, superou a demanda por opções de venda (put) comparáveis, de acordo com dados da DTCC. O custo de fazer hedge contra o fortalecimento do iene em relação ao enfraquecimento do iene ao longo do próximo mês caiu para o menor nível em quase duas semanas, sinalizando um apetite crescente por exposição à alta.
O iene havia enfraquecido de forma constante após a ascensão de Takaichi à liderança do Partido Liberal Democrata em outubro, atingindo uma mínima de 18 meses frente ao dólar em janeiro. Esse movimento se reverteu brevemente após uma checagem da taxa dólar-iene pelo Federal Reserve Bank of New York [checagem de cotação/monitoramento do câmbio] e comentários subsequentes do presidente dos EUA, Donald Trump, mas a pressão de venda foi retomada após o renovado apoio de autoridades dos EUA a uma política de dólar forte e a nomeação de Kevin Warsh como o próximo presidente do Federal Reserve.
Mais recentemente, a renovada ênfase de Takaichi nos benefícios de uma moeda mais fraca adicionou novo momentum ao posicionamento baixista no iene.
Em contraste, investidores long-only [investidores que só operam na ponta comprada] e real-money [investidores institucionais com capital “direcional”, não alavancado como hedge funds] estão adotando uma postura mais defensiva em meio à volatilidade recente.
Fonte: HedgeWeek
Traduzido via ChatGPT
