Hedge funds estão ampliando apostas baixistas contra o setor automotivo europeu, à medida que montadoras e fornecedores enfrentam crescente pressão das tarifas comerciais dos EUA e competição cada vez mais intensa de rivais chineses, de acordo com um relatório do Financial Times.
As posições vendidas no setor de automóveis e componentes aumentaram 35% no acumulado do ano, segundo a S&P Global, atingindo o pico em abril após o presidente dos EUA, Donald Trump, impor tarifas de importação elevadas. A tarifa norte-americana sobre carros europeus, inicialmente fixada em 27,5%, foi recentemente reduzida para 15%, mas continua sendo um obstáculo para os lucros.
A fabricante francesa de autopeças Valeo surgiu como uma das ações mais vendidas a descoberto na Europa, atraindo apostas de hedge funds como Marshall Wace, Millennium, Citadel e DE Shaw, com posições vendidas divulgadas no valor aproximado de €355 milhões. A Jericho, sediada em Nova York, também revelou uma posição vendida contra a Stellantis no valor de €127 milhões, enquanto a BlackRock direcionou a Volvo Cars com uma posição de €75 milhões.
Os ventos contrários do setor estão se acumulando. A Stellantis reportou um impacto tarifário de €300 milhões no segundo trimestre, enquanto a Volkswagen divulgou um efeito de €1,3 bilhão e juntou-se a concorrentes como Porsche e Mercedes-Benz na redução de projeções. Analistas preveem que as principais montadoras da Alemanha terão mais de €10 bilhões eliminados de seus fluxos de caixa neste ano.
Fonte: HedgeWeek
Traduzido via ChatGPT

