Os hedge funds mantiveram seu forte desempenho em outubro, com o HFRI Fund Weighted Composite Index (FWC) avançando pelo sexto mês consecutivo, liderado por estratégias Macro e focadas em Healthcare (saúde), de acordo com novos dados da HFR, especialista em índices e análises de hedge funds.
O HFRI FWC subiu 0,7% em outubro, enquanto o HFRI Asset Weighted Composite Index adicionou 0,9%, estendendo um rali que começou mais cedo no ano e sucede o trimestre mais forte em mais de quatro anos no 3º tri de 2025.
As estratégias Macro superaram a média em várias classes de ativos, impulsionadas por ações, metais e moedas. O HFRI Macro (Total) Index ganhou 1,3%, com o HFRI Macro: Commodity Index saltando 2,7%. Estratégias macro sistemáticas e seguidoras de tendência também tiveram desempenho robusto, com o HFRI Macro: Systematic Diversified Index em alta de 1,5%.
Hedge funds de ações focados em Healthcare entregaram retornos de destaque, com o HFRI EH: Healthcare Index avançando 8,0%, elevando os ganhos em cinco meses para 32,5%. Subestratégias de energia e tecnologia também registraram retornos positivos, contribuindo para que o HFRI EH (Total) Index liderasse todas as estratégias no acumulado do ano, com ganho de 14,2%.
Estratégias event-driven apresentaram ganhos moderados, lideradas por posições em arbitragem de crédito e distressed/restructuring [situações especiais/reestruturação], enquanto estratégias de valor relativo baseadas em renda fixa se beneficiaram dos cortes de juros pelo Federal Reserve dos EUA. O HFRI Relative Value (Total) Index subiu 0,8%, com subestratégias focadas em títulos soberanos e volatilidade em alta de 1,6% e 1,5%, respectivamente.
Fundos UCITS de alternativas líquidas também avançaram, com o HFRX Market Directional Index ganhando 2,2% e o HFRX Macro/CTA Index em alta de 1,4%, impulsionados por estratégias macro sistemáticas.
Kenneth J. Heinz, presidente da HFR, destacou: “Os hedge funds ampliaram os ganhos pelo sexto mês consecutivo, a mais longa sequência desde 2021, com liderança das estratégias Macro e de exposições especializadas em Healthcare.
“Apesar da volatilidade elevada decorrente da incerteza sobre juros e das avaliações em tecnologia, incluindo posições focadas em IA, o desempenho amplo foi sustentado por estratégias descorrelacionadas e por operações de valor relativo em renda fixa, reduzindo a volatilidade geral das carteiras. À medida que as instituições aumentam as alocações para gestores líderes, esperamos que o capital da indústria atinja novos recordes rumo a 2026.”
Os resultados de outubro evidenciam a capacidade da indústria de navegar a volatilidade acentuada de mercado, incluindo preocupações tarifárias e incerteza no setor de tecnologia, ao mesmo tempo em que se beneficia de oportunidades contínuas em macro, M&A e segmentos setoriais.
Aproximadamente dois terços dos hedge funds reportaram performance positiva em outubro, com os fundos de melhor desempenho no FWC avançando 7,7%, enquanto o decil inferior caiu 5,6%, resultando em uma dispersão top/bottom de 13,3% no mês.
Fonte: HedgeWeek
Traduzido via ChatGPT

