HONG KONG, 8 de abril (Reuters) – Hedge funds monitorados globalmente pelo Morgan Stanley registraram perdas crescentes à medida que os mercados despencaram na semana passada após o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre tarifas abrangentes, revertendo o desempenho acumulado no ano para uma queda de 3% e reduzindo sua alavancagem líquida.
Trump iniciou uma guerra comercial histórica na quarta-feira, e a China retaliou com tarifas recíprocas de 34% sobre importações dos EUA na sexta-feira, alimentando temores de uma recessão global e provocando os piores dois dias de negociação para ações desde a pandemia em 2020.
O S&P 500 (.SPX) e o FTSE (.FTSE) despencaram mais de 10% e 6%, respectivamente, após o anúncio de Trump. As commodities também caíram amplamente, com os preços do petróleo atingindo seu nível mais baixo em quatro anos até segunda-feira.
Os hedge funds já haviam acelerado o desmonte de suas posições e buscado segurança antes do anúncio das tarifas, e os mercados asiáticos orientados à exportação lideraram a onda de vendas.
O Morgan Stanley estima que a alavancagem líquida dos fundos long-short dos EUA caiu rapidamente para 37%, “quase atingindo mínimas históricas”, até o final da sexta-feira, de mais de 50% no início do ano.
Uma nota separada do JPMorgan também afirmou que a alavancagem líquida dos hedge funds caiu para um dos níveis mais baixos desde o final de 2023.
A alavancagem líquida mede a diferença entre as posições compradas e vendidas de um fundo em relação ao valor do que ele possui, incluindo empréstimos. Quanto menor a alavancagem líquida, mais conservadora é a posição de um hedge fund.
Os investidores esperam uma volatilidade significativa nos ativos de risco no curto prazo, dada a incerteza em torno das tarifas, e sugerem uma postura contínua de aversão ao risco.
“Essa venda global foi até agora muito ordeira, então provavelmente ainda há mais por vir”, disse Eddie Tam, diretor de investimentos da Central Asset Investments, um hedge fund com sede em Hong Kong.
Fonte: Reuters
Traduzido via ChtaGPT


