A empresa farmacêutica do Reino Unido espera agora que as vendas subam até 13% e que os lucros ajustados por ação avancem até 20% neste ano fiscal
Por Deirdre Hipwell, Bloomberg
01/11/2023 09h17 Atualizado há 5 dias
A GSK Plc elevou sua meta de lucro pela segunda vez neste ano, à medida que aumenta a demanda por sua vacina para prevenir um vírus respiratório comum em adultos.
A empresa farmacêutica do Reino Unido espera agora que as vendas subam até 13% e que os lucros ajustados por ação avancem até 20% neste ano fiscal. Isso significa um aumento de 3 pontos percentuais sobre o limite superior de cada intervalo das metas anteriores.
Tudo isso é reflexo do lançamento bem-sucedido da Arexvy, a nova vacina contra vírus respiratório para idosos (RSV). Arexvy foi lançado nos EUA em agosto e está disponível em alguns outros mercados.
A demanda tem sido alta, e as vendas do terceiro trimestre, de 700 milhões de libras (US$ 850 milhões), foram o dobro do que os analistas esperavam. A GSK disse que sua vacina, que pode fornecer proteção durante duas temporadas de inverno, deve agora atingir até 1 bilhão de libras neste ano.
Na terça-feira, a Pfizer Inc., disse que a Abrysvo, sua vacina contra RSV para adultos, que fornece proteção por uma temporada, registrou US$ 375 milhões em vendas no trimestre, seus primeiros três meses completos no mercado.
O lançamento bem-sucedido do Arexvy ocorre num momento que a GSK procura construir a sua linha de novos tratamentos, depois de separar no ano passado o seu negócio farmacêutico da unidade de produtos de consumo, que fabrica as vitaminas Centrum.
Liderada pela CEO, Emma Walmsley, a GSK está seguindo uma série de áreas de desenvolvimento, que poderão ajudar a compensar a perda de exclusividade de alguns dos seus medicamentos mais vendidos.
As vendas globais de vacinas da GSK aumentaram 33% durante o período, também ajudadas pela sua vacina de grande sucesso, Shingrix. A empresa do Reino Unido assinou recentemente um acordo de 2,5 bilhões de libras com a chinesa Zhifei, uma vez que pretende duplicar as vendas globais de Shingrix até 2026.
Walmsley, que tem enfrentado pressão dos investidores para renovar o pipeline, disse que a GSK está agora numa trajetória de crescimento de base ampla.
As vacinas estão liderando o caminho da GSK, e o lançamento de novos produtos e a expansão dos rótulos de alguns medicamentos devem ajudar a gerar valor, disse Derren Nathan, chefe de pesquisa de ações da Hargreaves Lansdown.
A GSK já disse que tentará expandir o número de pacientes elegíveis para receber a vacina Arexvy, depois de um estudo de fase final ter mostrado que também poderia ajudar a proteger adultos na faixa dos 50 anos. O vírus causa cerca de 64 milhões de infecções e 160.000 mortes por ano em todo o mundo.
O braço de medicamentos especializados da GSK, que inclui os seus tratamentos contra o câncer, também teve um bom desempenho, prevendo-se agora que as vendas cresçam numa percentagem baixa de dois dígitos no ano, mais do que a previsão anterior de uma avanço de um dígito alto. No mês passado, a GSK disse que testes em fase avançada mostraram que Jemperli ajudou a prolongar a vida de pacientes com câncer no endométrio, sugerindo que o medicamento poderia tornar-se um campeão de vendas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2023/q/A/F9msAsT5KLHw8DFrlr2Q/403747894.jpg)
Fonte: Valor Econômico