Por Sérgio Tauhata — De São Paulo
25/09/2023 05h03 Atualizado há 5 horas
O grupo financeiro suíço Mirabaud reforçou a equipe no Brasil para expandir sua atuação no mercado de gestão independente de fortunas. A operação local de “wealth management”, ou seja, que cuida do patrimônio de famílias milionárias, passa a ter como novo CEO Urbano Moraes, um profissional com mais de 40 anos de mercado financeiro e com passagens pelos bancos franceses Crédit Agricole e Crédit Lyonnais, entre outros.
O conglomerado financeiro internacional, presente em 11 países, opera em três áreas globalmente: gestão de fortunas, gestão de recursos (asset management) e finanças corporativas. No total, a instituição reúne 31,2 bilhões de francos suíços em ativos sob gestão (AUM), o equivalente a US$ 34,4 bilhões.
No Brasil, a Mirabaud opera como um “multi-family office”. A casa registra R$ 1 bilhão em ativos administrados, mas enxerga grande potencial de crescimento no país para os próximos anos. “Não temos uma meta de expansão estabelecida, mas queremos nos tornar um ‘player’ importante no mercado brasileiro [de gestão de fortunas]”, afirma Moraes.
O sócio-diretor e integrante da sétima geração da família fundadora, Nicolas Mirabaud, acredita na capacidade da instituição de “trazer serviços muito sofisticados” aos clientes brasileiros. “Não estamos aqui para vender produtos e, sim, para proteger o patrimônio das famílias e crescer como consequência desse trabalho”, diz.
A Mirabaud funciona no modelo de butique de gestão de fortunas no país, com serviços personalizados e voltados a atender necessidades, em diversas áreas, das famílias endinheiradas. No caso, aquelas com patrimônio de, ao menos, R$ 5 milhões.
Apesar de ter uma gestora de recursos própria no Brasil, o grupo oferece, segundo Moraes, uma plataforma totalmente aberta, que reúne opções de investimento de plataformas e parceiros nacionais e globais. “A ideia é oferecer as melhores soluções de cada prateleira e de cada jurisdição”, afirma o novo CEO.
Para Mirabaud, “um dos nossos diferenciais é o fato de estarmos sempre muito próximos das famílias atendidas”. Qualquer cliente, complementa, tem acesso direto aos sócios da casa.
Os próprios sócios internacionais do grupo Mirabaud, herdeiros da família fundadora, vivem a experiência de perpetuar um negócio que já existe há mais de 200 anos. “Acho que esse é outro diferencial”, avalia Moraes. “Já são sete gerações conduzindo o banco e essa experiência é muito valiosa até mesmo para entender o ponto de vista das várias gerações envolvidas com os negócios de uma família”, acrescenta.
Com a missão de perpetuar o patrimônio dos clientes e adicionar valor ao longo do tempo, Mirabaud explica que um dos desafios das gestoras de fortunas é, justamente, transmitir essa visão de longo prazo para as próximas gerações. “Tomamos, por exemplo, a inciativa de incentivar a inclusão das crianças em algumas discussões da família”, diz.
De acordo com o sócio-diretor global do grupo, novas gerações de clientes em todo o mundo começam a se preocupar mais com o impacto que os investimentos feitos com seus recursos tem dentro das dimensões ESG (sigla em inglês para ambiente, social e governança). “Os clientes, globalmente, estão ficando mais interessados em saber o que o dinheiro deles está fazendo”, afirma. “Querem realmente entender e buscar um impacto positivo.”
Fonte: Valor Econômico

