Fabricante de produtos de limpeza, de higiene pessoal e de cuidados com saúde reportou vendas globais de 3,83 bilhões de libras esterlinas no período
Por Cristiana Euclydes, Valor — São Paulo
01/03/2023 09h03 Atualizado há 2 horas
O Grupo Reckitt, que fabrica produtos limpeza, de higiene pessoal e cuidados com a saúde e possui marcas como Harpic e Durex, reportou vendas globais de 3,83 bilhões de libras esterlinas no quarto trimestre de 2022, alta de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em base comparável, as vendas avançaram 6,2%.
Segundo a empresa, as melhorias de preço e mix foram de 12% no trimestre, e o volume caiu 5,8%, com tendências semelhantes ao terceiro trimestre, mas volumes mais fracos na China devido aos bloqueios relacionados à covid-19.
A unidade de higiene voltou a crescer no trimestre, 1,3%, devido a tendências ainda melhores em Lysol e crescimento de um dígito médio no restante do portfólio, de acordo com a empresa.
A unidade de saúde, por sua vez, avançou 6,7%, e viu crescimento forte nas marcas de medicamentos vendidos sem prescrição, compensado pela demanda mais fraca na China, enquanto nutrição entregou outro trimestre forte, em alta de 19,4%, com forte demanda nos Estados Unidos e a contínua recuperação nos mercados em desenvolvimento.
Em 2022, o lucro líquido antes de impostos somou 3,07 bilhões de libras, revertendo o prejuízo de 260 milhões de libras de 2021 e ante um consenso de 3,42 bilhões de libras obtido no site da empresa. A receita somou 14,45 bilhões de euros, alta de 9,2% na mesma base de comparação. Uma estimativa consensual retirada do site da empresa previa 14,41 bilhões de libras.
“A Reckitt apresentou um ano de forte crescimento em receita líquida, ganhos e conversão de fluxo de caixa livre em meio a um ambiente desafiador continuado”, diz o diretor-presidente, Nicandro Durante. “Entramos em 2023 como um negócio fortalecido com maior resiliência financeira, operacional e de marca, e impulso de crescimento contínuo.”
Para 2023, a empresa espera um crescimento de receita comparável de um dígito e uma margem operacional ajustada em linha ou ligeiramente acima dos níveis de 2022. O conselho declarou um dividendo intermediário de 183,3 pence por ação, em comparação com 174,6 pence declarados no ano anterior.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2022/J/T/dJLBY4R2ajLTyjc6Rfug/389673603.jpg)
— Foto: Bloomberg
Fonte: Valor Econômico