2024-01-11 11:50:41.53 GMT
Por Fernando Travaglini
(Bloomberg) — O governo de Luiz Inácio Lula da Silva não trabalha com a hipótese de devolução da medida provisória que estabelece a reoneração gradual da folha de pagamentos, segundo o Estado, que cita auxiliares não identificados do presidente. O entendimento é o de que não há base técnica ou jurídica para a devolução, apesar da reclamação dos setores afetados.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, acenou a Lula que prefere uma saída negociada para o impasse, apesar da pressão de parlamentares contra a MP, de acordo com o jornal. Pacheco adiou a decisão para a semana que vem, quando deve se reunir com o ministro Fernando Haddad, que está de férias.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, admitiu nessa quarta-feira (10) a possibilidade de Lula abrir mão da medida, substituindo por projetos de lei, diz o Valor. Wagner falou sobre o tema após encontro com Pacheco e o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, nesta quarta.
Paralisação no BC
O sindicato dos funcionários do Banco Central anunciou uma paralisação de 24 horas nesta quinta-feira, que poderá acarretar em “interrupções operacionais” em todos os serviços do BC, segundo comunicado. Os dirigentes do sindicato estimam adesão de mais de 70% dos funcionários, em meio à insatisfação dos servidores nas negociações com o governo.
Justiça
O ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser o novo ministro da Justiça, segundo O Globo, citando uma pessoa com conhecimento direto do assunto. Lula tem reunião com Flávio Dino, aprovado pelo Senado como novo ministro do STF, e Lewandowski.
Outros destaques
- Chapa Marta-Boulos reforça polarização Lula-Bolsonaro na eleição em São Paulo: Folha
Manchetes dos jornais
- O Estado de S. Paulo
** Avanço do crime assusta vizinhos do Equador, que reforçam área de fronteira - Folha de S.Paulo
** Lewandowski aceita convite e será ministro da Justiça - O Globo
** Lewandowski aceita convite de Lula e será novo ministro da Justiça - Valor Econômico
** Após 1 ano da fraude, Americanas perde mercado e tem desafio da reestruturação
Fonte: Bloomberg

