As plataformas digitais ampliaram o acesso a um enorme leque de produtos de investimento nos últimos anos, mas, até então, os “canhões” de captação dos grandes bancos mantinham seus fundos no topo do ranking. No terceiro trimestre, a fotografia mudou, segundo levantamento da Comdinheiro para o Valor. Dos dez que mais ganharam cotistas, o primeiro e o quarto lugares ficaram com produtos de assets independentes: Mercado Pago Órama Segurança FI Renda Fixa Crédito Privado, que ganhou 119.144 cotistas, e o Trend INB de renda fixa, da Rico, com 43.415.
Filipe Ferreira, diretor de negócios da Comdinheiro, empresa de informações financeiras do grupo Nelogica, explica que até pouco tempo atrás não se cogitava ver um fundo de asset independente no “Top 10”, muito menos no primeiro lugar. “É uma mudança estrutural muito interessante. Os novos canais de distribuição serviram como um pulmão para oxigenar essa indústria. Antes dessa modernização e pulverização, os investidores tinham como opção basicamente os fundos dos próprios bancos dos quais eram clientes”, avalia.
Os perfis dos dois fundos que se sobressaíram no último trimestre é bem parecido. Os dois foram alvo de esforço de arrecadação das instituições, têm carteira conservadora e alta liquidez. O da Rico Investimentos recebe os “cashbacks” do Cartão Rico, que vão de 0,5% a 1% dos gastos a partir de R$ 1,5 mil, e soma patrimônio líquido de R$ 367 milhões. Já o Mercado Pago fez uma grande campanha em seu aplicativo, e viu o PL subir de R$ 7 milhões em março para R$ 260 milhões em novembro. Mas Mateus Bartolomeu, cogestor da Órama, comenta que mais de 90% dos clientes da gestora chegam pelas dez plataformas com quem tem relacionamento atualmente. “É muito importante como motor de captação, a forma mais fácil e ágil de chegar aos clientes.”
Pedro Canellas, chefe da Rico, diz que a empresa quer ser a melhor para o cliente que se auto-atende. E, nessa direção, adotou recentemente novas estratégias. Há um mês, lançou a prateleira “As Rentabilíssimas”, cardápio que reúne os 50 investimentos de renda fixa mais rentáveis a cada dia, de um total de 700 produtos. São títulos privados com diferentes indexadores, dentro de um limite de risco que a empresa considera adequado. Segundo Canellas, os aportes aumentaram 40% desde então e a ideia é replicar o modelo com os fundos.
É preciso buscar novas linhas de atuação no momento em que a área alvo não está favorecida”
Em outubro, a Rico já havia lançado o “Meus objetivos”, que tem 30 mil usuários, para auxiliar o cliente a planejar suas metas financeiras, inclusive recomendando o investimento mais adequado. Além disso, vem ampliando seu leque, com cartão de crédito, crédito imobiliário, seguro de vida, consórcio e quer lançar em breve a opção do reinvestimento automático. “É preciso ter criatividade e buscar novas linhas de atuação no momento em que a área alvo da empresa não está favorecida.” Canellas quer atingir o pequeno investidor, que ainda está nos grandes bancos. “Se eu acerto a jornada para o autodirigido pequeno, acerto também no mediano, de R$ 20 mil a R$ 150 mil. Será um oceano azul para a gente navegar.”
Já Marcelo Flora, sócio do BTG Pactual responsável por canais digitais e intermediários financeiros, diz que são vários os canais de relacionamento com pessoas físicas, das fortunas ao varejo. Neste último, também está indo na linha da curadoria, com uma seleção dos “top funds”. “Para os menores, a navegação simplificada é uma estratégia eficaz. Decidimos investir na plataforma digital em 2014 e nos qualificamos numa arena bastante competitiva.” No entanto, vê como fundamental o atendimento por pessoas, diz Flora.
Da mesma forma, ele cita a diversificação como alternativa para impulsionar o crescimento em 2024, caso, por exemplo, do lançamento em outubro da conta internacional nos Estados Unidos, que dá acesso a uma conta em dólares e serviços como saques, câmbio instantâneo, cartão de débito e transferências. E ressalta que o banco deixou de usar o aposto “digital” para a divisão da plataforma. “Ao permitir que usássemos a marca-mãe, o banco mostra que assimilou a plataforma digital, que não precisa mais segregar a divisão.”
Fonte: Valor Econômico
