O G7 — grupo das sete maiores economias do mundo — anunciou, nesta sexta-feira (15), que irá impor novas sanções ao Irã caso se confirme o envio de mísseis e materiais militares do pais à Rússia.
Em nota divulgada no site oficial da presidência italiana da entidade, o G7 afirma ter relatos de que o Irã está enviando mísseis balísticos para a Rússia, que junto com os drones iranianos são algumas das formas de ajuda de Teerã a Moscou.
“Se o Irã decidir avançar com o fornecimento de mísseis balísticos ou tecnologia relacionada à Rússia, estamos preparados para responder rapidamente e de forma coordenada, incluindo com novas e significativas medidas contra o Irã”, alertou o grupo em comunicado.
Entre as sanções que podem ser aplicadas está a proibição de voos da Iran Air, a principal companhia aérea do país, à Europa. Os EUA impuseram centenas de sanções ao Irã desde que o ex-presidente Donald Trump se retirou do acordo nuclear de 2015 de maneira unilateral.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/o/U/ktTVAdTj6O095Jwz6xmg/sob-a-presidencia-da-italia-o-g7-grupo-das-sete-maiores-economias-do-mundo-divulgou-comunicado-de-que-ira-aplicar-sancoes-ao-ira-caso-o-pais-fornece-material-militar-a-russia-div.jpg)
Sob a presidência da Itália, o G7 (grupo das sete maiores economias do mundo) divulgou comunicado no qual diz que irá aplicar sanções ao Irã, caso o país forneça material militar à Rússia — Foto: Divulgação
Fonte: Valor Econômico

