Trump diz que ‘não está brincando’ sobre buscar um terceiro mandato
Presidente tem repetidamente cogitado uma medida que violaria a Constituição dos EUA
Donald Trump disse que “não estava brincando” sobre exercer um terceiro mandato, acrescentando que existiam “métodos” pelos quais ele poderia contornar a proibição constitucional de que presidentes dos EUA sejam eleitos três vezes.
Em uma entrevista por telefone à NBC News no domingo, Trump disse que “ainda é muito cedo para pensar nisso”, mas confirmou que estava considerando essa possibilidade.
“Muita gente quer que eu faça isso”, disse Trump, de 78 anos.
“Eu basicamente digo a eles que ainda temos um longo caminho pela frente, sabe, está muito no início do governo.”
A 22ª Emenda da Constituição dos EUA afirma: “Nenhuma pessoa poderá ser eleita para o cargo de Presidente mais de duas vezes.”
Mas Trump respondeu: “Existem métodos pelos quais você poderia fazer isso.”
Seria necessário um voto de dois terços no Congresso ou uma convenção constitucional convocada por dois terços dos estados para permitir que Trump concorresse a um terceiro mandato.
Andy Ogles, um membro republicano da Câmara dos Representantes do Tennessee, propôs alterar a 22ª Emenda para permitir que Trump concorresse novamente, mas não há apoio político suficiente no Congresso ou entre os estados para tal medida.
Trump tem repetidamente feito piadas em público sobre a possibilidade de concorrer a um terceiro mandato. Ao entreter essa ideia improvável, Trump, que falsamente negou ter perdido a eleição de 2020, não apenas provoca os democratas, como também tenta se proteger de ser rotulado como um “pato manco” em seu segundo mandato.
Quando perguntado se o vice-presidente JD Vance poderia vencer a eleição presidencial em 2028 e depois passar o cargo para Trump, o presidente disse que “essa é uma” possibilidade, mas acrescentou que havia “outras também”.
Steve Bannon, estrategista-chefe da Casa Branca durante parte do primeiro mandato de Trump, afirmou que o presidente dos EUA “vai concorrer e vencer novamente em 2028”.
Fonte: Financial Times
Traduzido via ChatGPT