Donald Trump anunciou que a Índia será submetida a tarifas de 25% sobre importações para os Estados Unidos, além de uma penalidade não especificada, ao criticar a política comercial do país.
Em uma publicação feita nesta quarta-feira em sua plataforma Truth Social, o presidente dos EUA afirmou que as tarifas indianas estavam “entre as mais altas do mundo e que o país impõe as barreiras comerciais não monetárias mais rigorosas e repulsivas de qualquer nação”.
Ele acrescentou que a Índia “sempre comprou a grande maioria de seu equipamento militar da Rússia” e é o maior comprador de energia de Moscou em um momento em que a guerra na Ucrânia ainda está em curso.
“TUDO ISSO NÃO É BOM!”, escreveu Trump.
“PORTANTO, A ÍNDIA PAGARÁ UMA TARIFA DE 25%, MAIS UMA PENALIDADE PELO QUE FOI DESCRITO ACIMA, A PARTIR DE PRIMEIRO DE AGOSTO.”
O presidente dos EUA declarou na terça-feira que imporia sanções à Rússia, incluindo “tarifas secundárias” sobre seus clientes de energia, caso Moscou não interrompesse a guerra na Ucrânia dentro de 10 dias.
Em uma publicação separada nesta quarta-feira, ele acrescentou:
“TEMOS UM DÉFICIT COMERCIAL ENORME COM A ÍNDIA!!!”
A declaração de Trump ocorre após semanas de negociações entre Washington e Nova Délhi desde o chamado “dia da libertação”, no início de abril, quando a Casa Branca anunciou uma tarifa de 26% sobre exportações indianas.
Os negociadores comerciais da Índia buscavam manter suas tarifas elevadas sobre diversas importações agrícolas, incluindo alíquotas de 70% a 80% sobre o arroz americano.
Nova Délhi também pressionava Washington a reduzir as tarifas sobre exportações indianas de setores intensivos em mão de obra, como joias e pedras preciosas, têxteis, calçados, artigos de couro e artesanato, conforme já reportado pelo Financial Times.
Esta é uma notícia em desenvolvimento.
Fonte: Financial Times
Traduzido via ChatGPT

