A inflação nos Estados Unidos subiu menos do que o esperado, para 2,4% em maio, mesmo com a guerra comercial do presidente Donald Trump alimentando pressões sobre os preços.
O índice de preços ao consumidor (CPI) anual divulgado nesta quarta-feira ficou abaixo dos 2,5% previstos por analistas consultados pela Bloomberg, mas acima dos 2,3% registrados em abril.
Espera-se que a inflação aumente ainda mais nos próximos meses, à medida que o impacto das tarifas de Trump, anunciadas em abril, seja repassado para os consumidores e empresas na maior economia do mundo.
Atualmente, os EUA aplicam uma tarifa de 10% sobre a maioria das importações, além de taxas muito mais altas sobre produtos vindos da China.
O Federal Reserve dos EUA deve manter os custos de empréstimos entre 4,25% e 4,5% quando se reunir na próxima semana, em antecipação a novos aumentos na inflação.
Trump tem pressionado fortemente o presidente do Fed, Jay Powell, para que siga o exemplo do Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra e reduza os juros ainda este ano, pedindo um corte de um ponto percentual completo e chamando Powell de “um desastre”.
A medida de inflação preferida pelo Fed, o índice de despesas de consumo pessoal (PCE), caiu para 2,1% em abril, mas também é esperado que aumente nos próximos meses.
Fonte: Financial Times
Traduzido via ChatGPT

